segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

União



"A brisa é que, depois de tanta briga, nego aqui veste a camisa".

Não existe frase melhor que essa de Froid (não Freud) para o momento pós luto que ainda nos surpreende de uma forma bastante triste e negativa. O ano de 2016 já vinha sendo sabático por diversos motivos. Muitos destes motivos não vem ao caso agora, porém, a consternação na qual o mundo imergiu por conta do acidente da Chape para mim foi a gota d'água. Foi o acento agudo da expressão "sabático".

Só para antecipar os leitores, a postagem aqui tem como principal objetivo a união das torcidas organizadas em prol de homenagem a Chapecoense... chegaremos neste marco histórico já já, mas antes...

... Em conversa com o idealizador deste blog (nome e sobrenome com iniciais D.F., respectivamente) um dia depois da triste notícia, comentei - na verdade cobrei - o motivo de o blog não ter postado nada que envolvesse o assunto. Não lembro das exatas palavras, mas o que recebi como resposta foi algo do tipo "não tive vontade, clima, inspiração". Falo por mim, senti ali que era o 'Blog Fala-~E' custando a acreditar no que ocorreu. Era o 'Blog Fala-Ê' evitando reproduzir a tragédia já massificada. Era o 'Blog Fala-Ê' tentando evitar a tristeza e, desta forma, representando o estado de choque de todos os amantes do esporte, do futebol, e acima de tudo, da vida humana.

Voltamos ao início. "A brisa é que, depois de tanta briga, nego aqui veste a camisa". Não é novidade que tragédias unem pessoas. Pode ser o falecimento de um parente que une uma família distante, pode ser o fim do casamento que faz uma velha amizade voltar a ser louca igual aos tempos de escola. O tamanho e tipo da tragédia eu deixo com vocês, mas seja ela qual for, ela une.

Quanto maior a tragédia maior as manifestações por união? Talvez.
Quanto mais próximo de nós for a tragédia, maior as manifestações por união? Com certeza!

Fazendo um exercício de memória rápida, o Tsunami e o 11 de setembro chocaram o mundo. Mas, pessoalmente, o avião da Chape causou um abismo gigantesco em nossas almas. Penso que isso aconteceu com muitas pessoas no mundo, e no Brasil muito mais, por conta de proximidade, patriotismo e circunstâncias que o time vivia.



Domingo (04), no momento em que as maiores torcidas organizadas do estado de São Paulo se uniram em frente ao lendário Pacaembu foi lindo, histórico e dificilmente acontecerá de novo. Isso só nos prova o quão grande foi a eterna campeã sul-americana Chapecoense. A competição, ou a taça, por mim deveria mudar de nome, sei lá, dá-se um jeito de a Conmebol eternizar este time. Os patrocínios e dirigentes não vão deixar isto ocorrer, mas na nossa memória já estão eternizados.]


Há esperança de a violência entre torcidas acabar? Esperança sempre há, entretanto, colocando os pés no chão, acredito que a paz entre as organizadas Mancha Alviverde (Palmeiras), Gaviões da Fiel (Corinthians), Independente (São Paulo) e Torcida Jovem (Santos), dura no máximo até o próximo clássico, isso se sobreviver ao carnaval.

Leis não resolvem o embate entre as facções que se denominam torcidas. Reuniões com PM, representantes do Estado, dos clubes e das torcidas também não. Acho que o que nos resta por agora, além de refletir sobre a fragilidade da vida, é celebrar tudo o que está acontecendo no sentido de união popular.

Sabendo que não será o fim da violência entre torcidas, mas ao mesmo tempo, tendo a certeza de que sobra humanidade e civilidade dentro de cada ser, mesmo que seja aquele que se transforma no mais fervoroso dos hooligans em dias de jogo, só nos resta apreciar o momento e deixar que a maior força que a natureza possui - chamada TEMPO - se encarregue de colocar os herois chapecoenses onde merecem, afinal, todos ganhamos uma nova cicatriz.

P.S. Quem é Froid?

É um novo artista do cenário nacional do rap, hip hop e afins. Recentemente lançou o clipe "Jaguar", que já possui mais de 1 milhão de visualizalções no youtube. A frase "A brisa é que, depois de tanta briga, nego aqui veste a camisa", utilizada nesta postagem foi extraída da música "Sou Alaska", link abaixo.


Um comentário:

  1. There's SHOCKING news in the sports betting industry.

    It has been said that any bettor needs to see this,

    Watch this or quit betting on sports...

    Sports Cash System - Advanced Sports Betting Software.

    ResponderExcluir

Pode comentar, é de graça