sábado, 5 de novembro de 2016

Histórias de refrigerantes famosos

O refrigerante que tantas vezes nós chamamos de "Soda", "Coca" ou simplesmente Refri começou a frequentar as nossas geladeiras aproximadamente no ano de 1867, isso sem eu mesmo saber se já existia geladeiras nessa época. ( kkk )

Nessa época ele era vendido nas farmácias em toda a América porque ele foi pensado inicialmente como sendo algo que fizesse bem para a saúde, como um remédio mesmo. Claro que no novo milênio, nós sabemos que seus efeitos são realmente negativos para a saúde de milhões de pessoas. 

No entanto, os refrigerantes ainda são uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. 

Red Bull 



Muitas pessoas vão apontar como sendo o Red Bull uma bebida energética, porém por se tratar de uma água gaseificada, com açúcar, pode sim ser classificada também como sendo um "refrigerante". Então, seja bem vindo a lista "Red Bull". 

A empresa foi co-fundada por um homem austríaco chamado Dietrich Mateschitz. Mateschitz, que é formado em marketing, trabalhou para a Unilever, Café de Jacob, e Blendax como um comerciante. Devido ao seu trabalho, ele fazia muitas viagens e em uma delas foi parar na Tailândia. Enquanto estava lá, ele bebeu algo que lhe foi oferecido para que ele curasse a sua jetlag (fadiga de viagem) . E graças à quantidade de cafeína e taurina nele, a bebida tônica xaroposo realmente curou sua jetlag.

A bebida já era muito popular em toda a Ásia e Mateschitz viu muito potencial nela, então se reuniu com o fabricante de cerveja, Chaleo Yoovidhya, e fizeram um acordo. Dai pra frente as coisas foram acontecendo e a bebida ficou pronta para consumo em 1987. 

Usando sua experiência para Marketing mais um slogam forte que foi criado por um amigo, "Red Bull ganhou asas". 

Fanta 



Que a Fanta foi inventada pelos Nazistas, talvez você já tenha ouvido falar, mas o que você não sabe é que essa história é apenas mito ( kkk )

Antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, a Coca-Cola estava tendo um sucesso incrível na Alemanha. Eles tiveram recorde de vendas lá, e em 1939, o país foi o lar de 43 unidades de engarrafamento e mais de 600 distribuidores. O problema era que a atmosfera na Europa estava mudando. Isso significava que as fábricas alemães da Coca-Cola estavam tendo dificuldades para obter todos os ingredientes necessários para produzir a bebida. 

Em 1938, Ray Powers, um supervisor de origem americana das operações da Coca-Cola na Alemanha, morreu em um acidente de carro. O governo alemão escolheu Max Keith, um homem nascido na Alemanha e mão direita de Powers , para ser o seu substituto. Keith, que não foi associado aos nazistas, mandou uma mensagem para os distribuidores da Coca-Cola na Suíça e lhes disse que iria tentar manter as operações acontecendo no país. 

Não havia como Keith obter todos os ingredientes, então ele teve que parar de vender Coca-Cola, pois não havia simplesmente um jeito de fazer isso. Em vez disso, ele usou as plantas da Coca-Cola para produzir a Fanta, que foi uma bebida feita a partir de tudo o que estava disponível naquele momento. Isto incluiu soro de leite e a fibra de maçã. 

Sobre a origem do nome, Keith disse ao seu vendedor que usasse  sua "Fantasie" (imaginação em alemão) para chegar a um nome e um vendedor veterano deixou escapar "Fanta". Resultado, a bebida vendeu bem durante a guerra chegando a três milhões em 1943.

Durante a guerra, a sede da Coca-Cola em Atlanta não tinha ideia se Keith estava trabalhando para eles ou para os nazistas. Quando a guerra chegou ao fim, eles descobriram que Keith havia continuado a proteger os interesses da Coca-Cola. Como resultado, a Coca-Cola foi uma das primeiras empresas a reiniciar as operações na Alemanha pós-guerra. Eles também analisaram o envolvimento de Keith com os nazistas e descobriram que, embora ele tenha sido pressionado a se juntar, ele nunca se tornou um membro do partido nazista. 

A Coca-Cola interrompeu a Fanta depois da guerra, porém na década de 1950, a Pepsi-Cola começou a liberar mais sabores. Para competir, a Fanta foi reintroduzida ao mercado em 1955 . O primeiro sabor era de laranja, e nos dias atuais existem mais de 100 sabores espalhados por aí. E todos os dias, cerca de 130 milhões de pessoas consomem um desses sabores. 

Pepsi 



Assim como o Burger King ao McDonald, a Pepsi foi desenvolvida como um imitador na esperança de replicar o sucesso de uma empresa no mesmo espaço. Foi fabricada pela primeira vez em 1898 pelo farmacêutico Caleb D. Bradham de New Bern, Carolina do Norte. Era uma bebida gaseificada, doce e feita com extrato de noz de cola, e seu nome veio de um outro dos seus principais ingredientes, a pepsina . Isso é uma enzima que ajuda na digestão. Foi patenteado em 1903, e em 1905, eles estavam vendendo franquias.

A Pepsi-Cola vendeu bem no início, mas durante a primeira Guerra Mundial, eles tiveram alguns problemas financeiros e pediram a falência. Em 1931, foi comprado por Charles G. Guth, que era o proprietário do Loft, um distribuidor de doces. Assim começou a era moderna da Pepsi-Cola Company. A primeira medida que tomaram foi arranjar um químico para desenvolver uma bebida melhor. Eles montaram várias operações de engarrafamento, e depois começaram a vender as garrafas de forma bem popular. 

Guth perdeu participação no controle da Pepsi em 1941. Nove anos mais tarde, um ex-vice-presidente da empresa Coca-Cola tornou-se CEO da Pepsi. Ele se concentrou em campanhas publicitárias maciças e promoções de vendas, algo que aumentou os lucros da Pepsi em 11 vezes durante os anos de 1950. Foi quando a Pepsi tornou-se oficialmente um rival da maior empresa de refrigerantes de todos os tempos, vocês sabem de quem eu falo né? 

Em 1966, a Pepsi-Cola, agora chamado PepsiCo, fundiu-se com Frito Lay. Em seguida, em 1976, eles compraram a Pizza Hut. Em 1978, eles compraram a Taco Bell, e, finalmente, eles adquiriram a KFC e o 7-Up em 1986. A Pepsi hoje é o segundo maior produtor de alimentos e bebidas, logo atrás dessa aqui embaixo. 

Coca-Cola 



Uma coisa que a maioria das pessoas provavelmente já ouviram falar sobre a criação da Coca-Cola é o fato de que a receita original poderia conter cocaína mesmo. Bem, isso é 100 por cento preciso . Na verdade, era cocaína e álcool misturados em conjunto.

A história da Coca-Cola pode ser rastreada até o farmacêutico parisiense Angelo Mariani. Ele fez uma bebida chamada Vin Marinha, que era o vinho misturado com a cocaína. Foi incrivelmente popular, porque misturar cocaína e álcool, na verdade, cria uma terceira droga chamada cocaetileno. Cocaetileno age como a cocaína, exceto que ele é mais eufórico.

Vendo a popularidade da bebida e na esperança de desviar alguns para si mesmo, Dr. John Stith Pemberton, um farmacêutico que viveu em Atlanta, trabalhou no desenvolvimento do seu próprio vinho francês do Cacau. Pemberton, que tinha um vício na morfina, decorrentes de uma lesão que recebeu durante a Guerra Civil, fez uma mistura que ele chamou de Pemberton French Wine Coca, que foi comercializado como uma cura para tudo relacionado a " revigorar órgãos sexuais ."(Se é se você me entende kk)

A bebida vendeu bem, como era de se esperar de uma bebida que misturava cocaína e álcool. Mas, em seguida, em 1886, Pemberton teve um problema, logo que, um dos componentes principais do seu vinho tornou-se ilegal em Atlanta. E não, não era a cocaína! 34 anos antes do resto do país, Atlanta promulgou uma lei que proibia a venda de bebidas alcoólicas. 

Para contornar a lei, Pemberton substituiu o álcool por um xarope de açúcar e chamou a bebida de "Coca-Cola: A bebida de temperança" Sem muito mais, a bebida tornou-se incrivelmente popular. No entanto, Pemberton não viveu o suficiente para ver os frutos de seu trabalho. Em 1888, o fabricante do best-seller de cocaína e vinho da América morreu de câncer no estômago. Tenho a certeza de que o seu produto (ou que a dependência da morfina ) não teve nada a ver com isso. ( kkk )

Após a morte de Pemberton, Coca-Cola continuou a crescer em popularidade. Em 1899, eles introduziram Coca-Cola em garrafas, e tornou-se muito popular entre os afro-americanos, que não tinham acesso à fonte pop por causa das leis de segregação. Isto levou as pessoas da classe média branca a temerem que a cocaína bebida fizessem os negros a atacarem os brancos, e a polícia não conseguisse detê-los. Assim, em 1903, a cocaína foi removida da receita e foi substituída por mais açúcar e cafeína.

Desde então, a Coca-Cola tem uma história longa e cheia de altos e baixos. Em maio de 2016, a empresa celebrou o seu 130 º aniversário.

Atualmente, a Coca-Cola é a terceira marca mais valiosa , apenas atrás da Apple e da Microsoft. É a maior empresa de alimentos e bebidas na história da civilização.




Um comentário:

  1. Do you drink Coca-Cola or Pepsi?
    ANSWER THE POLL and you could win a prepaid VISA gift card!

    ResponderExcluir

Pode comentar, é de graça