segunda-feira, 10 de outubro de 2016

A "Máquina da Moral"

A "Máquina da Moral" é um joguinho no qual o usuário precisa escolher entre dois cenários. Nesses cenários o "motorista" que é você, tem que escolher entre duas situações ruins na estrada. O objetivo desse jogo é fazer com que a inteligência artificial possa fazer a melhor escolha levando em consideração qual é o menor dos males. 

Às vezes o jogador precisará decidir entre atropelar grupos de diferentes tamanhos; um criminoso ou um executivo; dois adultos ou uma criança. 

A ideia é que a Máquina Moral se torne uma plataforma de crowdsourcing, uma base de dados coletiva de como os seres humanos julgam que as inteligências artificiais deveriam decidir em situações complexas.



Após finalizar os 13 cenários, o game produz um relatório que mostra quais foram suas opções e faz uma comparação com a escolha de outras pessoas que também jogaram. Baseando-se nisso, é criado um modelo de tipo de vida que são mais valorizadas. 

O jogo me fez pensar bastante e acredito que fará você também. Não esqueçam de deixar nos comentários sua apreciação sobre a máquina e os valores morais que ela desencadeia. Abraços e até a próxima postagem. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça