terça-feira, 20 de setembro de 2016

Comprovei que os óculos do Clark Kent não são um disfarce tão ruim assim




Não interpretem mal este texto, pois não estou dizendo que é o melhor disfarce entre os super herois, só estou dizendo que até dá para confundir sim e talvez até você já tenha confundido alguém que utilizava o acessório. 

Indo aos fatos, para quem me conhece pessoalmente sabe que eu uso óculos desde quando eu estava na minha 6ª série (atual 7º ano), então tenho um pouco de propriedade para falar sobre o assunto. 

Não preciso estender muito na minha experiência real de vida, mas se você está acompanhando até aqui e usa óculos, puxe na memória quantas vezes você já teve que responder alguém com a seguinte frase: " Este realmente sou eu, é que nessa foto eu estou sem óculos". Viu, pimba, se já teve que utilizar uma resposta parecida com esta, significa que o disfarce do Superman pode enganar alguém sim. Claro que enganar uma cidade inteira e até mesmo seu grande amor, igual a representação dos quadrinhos,  é um tanto quanto exagerado, mas tá aí uma prova.

Acrescento ainda mais. Se você não acha minha teoria convincente, saiba que pesquisadores da Universidade de Nova Iorque fizeram um estudo para comprovar tudo isso. Não estou mentindo e você pode ver o estudo na íntegra clicando aqui .

O estudo funcionou da seguinte forma: pesquisadores mostravam duas fotos lado a lado por vez para cada um dos 52 participantes, que tinham que responder se as fotografias mostravam, ou não, a mesma pessoa. As imagens comparavam pessoas sem óculos com pessoas sem óculos, pessoas com óculos com pessoas com óculos, e pessoas sem óculos com pessoas com óculos. O pessoal, em geral mandou bem. A média de acertos girava em torno dos 80%. O detalhe é que, quando as fotografias comparavam alguém usando óculos com outra pessoa sem o acessório (exatamente o caso de Clark/Superman), os acertos caiam cerca de 6%. 

Uma queda de seis por cento na performance pode não parecer muita coisa, mas se você considerar o número de pessoas que passam pelo controle de passaportes de um aeroporto todo ano - mais de 100 milhões - 6% significariam 6 milhões de identificações mal feitas. 

Por tanto, da próxima vez que você assistir aos filmes do saudoso heroi e achar um tanto quanto tosco alguém nunca descobrir sua identidade secreta, saiba que aquela pessoa poderia estar na lista dos 6% do estudo citado anteriormente. E sobre mim, não culpo as pessoas por eu não estar com óculos na minha carteira de identidade, mas estar com ele no rosto quando eu preciso ser identificado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça