terça-feira, 30 de agosto de 2016

Termos para identidade de gênero que você com certeza não conhece



Com certeza ao fazer a leitura deste texto você achará todas as termologias citadas um pouco confusas, pois muitos destes termos tem uma diferença tênue e outros se sobrepõem. Porém esta postagem é de suma importância para entendermos e, quem sabe promover um debate, sobre a complexidade das relações de gênero. 

Apenas citarei 10 deles, mas há quem diga que já existam cerca de 50 termos para distinguir os gêneros já conhecidos. 

Cisgênero (cisgender) 


Alguém que se identifica com o sexo que a sociedade lhe atribui, mas se demonstra aberto (a) ao mundo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais).

Gênero não-conformativo (gender nonconforming) 


Quando uma pessoa expressa o seu gênero de uma forma que não se encaixa às normas de gênero masculino ou feminino. Tem um significado mais genérico e engloba outros termos mais específicos como transsexual, travesti, drag queen, etc. 

Dois espíritos (two-spirit) 


Este é um termo indígena americano para designar aqueles que teriam ambos aspectos femininos e masculinos. Em muitas tribos, essas pessoas teriam um lugar de honra; pressupõe-se que elas trariam sorte na guerra. 

Andrógeno (androgyne) 


Aqueles que não querem ser nem masculino, nem feminino. Por exemplo, alguém que se veste e age com masculinidade, mas que diz ter sensibilidade feminina. 

Questionando o gênero (gender questioning) 


Quem não está seguro sobre o seu gênero e está explorando. Geralmente se refere a adolescentes em período de experimentação e aos jovens que questionam sua sexualidade. 

Intersexo (intersex) 


São aqueles que nasceram com uma anatomia sexual que não se encaixa com a definição típica de masculino ou feminino. Por exemplo, exteriormente uma pessoa tem todas as características físicas do sexo feminino, mas, por dentro, sua anatomia é tipicamente masculina. Essa condição é, geralmente, descoberta no nascimento. 

Gênero fluido (gender fluid) 


Identidade de gênero descrita como dinâmica, isto é, uma mistura de masculino e feminino. Essas pessoas se sentem como se tivessem uma mistura dos dois gêneros tradicionais; por exemplo, alguns dias, pode se sentir mais como um homem; outros dias, como uma mulher.

Agênero ou Gênero Neutro (agender) 


Ausência de gênero. Independente de a pessoa ter nascido masculino ou feminino, ele ou ela pode se identificar como agênero. Em geral, estas pessoas não estão interessadas na vida sexual física. 

Homem transexual (trans man) 


Alguém que nasceu com o sexo feminino, mas se identifica como masculino. Essas pessoas fazem ou têm o desejo de fazer cirurgias para a mudança de sexo. 

Pangênero (pangender) 


Aqueles que não se definem nem como masculino nem feminino porque eles sentem que são os dois ao mesmo tempo, isto é, um gênero misto. Essas pessoas não desejam ser exclusivamente masculinas ou femininas. 

Sim, é algo realmente para se pensar. Aquela velha opção tradicional entre "homem" e "mulher" vem se transformando. Agora você também sabe que não precisa se conformar aos padrões limitados da opção binária masculino/feminino. 

Lembrem-se que vocês podem ficar à vontade para me corrigir ou acrescentar informações nesta postagem. Abaixo segue a fonte da pesquisa. 

Fonte de pesquisa


2 comentários:

  1. Sou uma pessoa cis, mas gostaria de fazer uma correção na frase "Essas pessoas fazem ou têm o desejo de fazer cirurgias para a mudança de sexo". Esse termo "mudança de sexo" não existe. O termo "redesignação sexual" seria mais adequado. E é totalmente arbitrário afirmar que todas as pessoas trans desejam fazer cirurgia. Algumas fazem apenas tratamento hormonal, outras fazem também alguma cirurgia e há ainda as/os trans que não acham necessário intervenções médicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e pelo esclarecimento. Cada dia aprendendo coisas novas para evitar equívocos. A equipe blog Fala-E agradece. =D

      Excluir

Pode comentar, é de graça