quarta-feira, 13 de julho de 2016

Rio, uma cidade selvagem?



Este vídeo bacana que você viu logo acima, foi preparado pela emissora pública britânica BBC para apresentar o Rio de Janeiro como sede da Olimpíada.

Para mim um vídeo normal e bem produzido, mas para muitos outros, retrata o Rio como uma cidade selvagem, habitada por panteras, onças, jacarés e tamanduá. 

O vídeo tem 1 minuto e 30 segundos e foi postado segunda-feira (11)  na página da BBC no Facebook e já teve mais de 49 mil visualizações e 870 compartilhamentos.

Como pôde ser visto, a animação foi ambientada numa floresta fechada, com sons de animais. Os bichos são retratados como esportistas: há corrida de onças e panteras, tatus levantando peso, jacarés praticando saltos ornamentais, bichos-preguiça nas barras assimétricas, tamanduás no arremesso de peso e macacos jogando vôlei. 

Ao fim, eles se transformam em atletas olímpicos, e olham o Rio do alto de uma montanha, com referência aos estádios da Olimpíada, como o Maracanã, onde serão realizados jogos de futebol, e o Engenhão, sede de atletismo, além do Pão de Açúcar e da Lagoa Rodrigo de Freitas, local das competições de vela. Aparece então o slogan: "O maior show da Terra", a data do começo dos jogos (5 de agosto) e a logo da Rio 2016.  

Logo após o vídeo ser divulgado, os internautas demonstraram insatisfação com a visão da emissora sobre o Brasil, criticando a forma estereotipada que o país é visto lá fora. 

Eu reitero, para mim o vídeo é super bem produzido e ficou muito legal, pois se for retratar realmente a realidade do Brasil, teriam que acrescentar ao vídeo o mosquito transmissor da Zika ou até mesmo animais roubando turistas. Prefiro 10 mil vezes ser visto como um morador de um lugar que tem uma natureza muito bonita.   





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça