quarta-feira, 20 de julho de 2016

Filmes estrangeiros que contam a história de astros da música

Depois do sucesso do post que falava de filmes brasileiros que contam a história de astros da música, resolvi finalmente fazer a segunda parte. Dessa vez falaremos de filmes do cenário internacional que de alguma forma nos remete a ver aquele artista do palco na telinha (ou telona). 

La Bamba (1987) 



Começamos a nossa lista com esse longa que narra  a história do cantor americano Ritchie Valens, que estourou com seu maior hit: uma versão em rock da tradicional música mexicana La Bamba. O cantor teve uma carreira meteórica nos anos 50 embalado, além de La Bamba, a música "Donna" uma balada romântica composta para uma garota pela qual se apaixonou nos tempos de colégio. Infelizmente, assim como na história real o filme vai até o seu trágico acidente em 3 de Fevereiro de 1959. Muito recomendado. 

Ray (2004) 



O filme conta a história do cantor americano Ray Charles, ícone do R&B e do soul. Jamie Foxx levou o Oscar de Melhor Ator naquele ano - e uma série de outros prêmios por sua interpretação. 
O filme mostra fases que mudaram a vida de Ray Charles, como quando um problema de glaucoma o deixou cego aos 7 anos de idade, suas várias amantes, seu filho fora do casamento, o envolvimento com drogas e a composição de suas canções mais conhecidas.

Jimi - Tudo a Meu Favor (2013)



O filme foca no período em que Hendrix era guitarrista em boates e bares de Nova York - que culminou na sua revelação. O astro é interpretado por Andre Benjamin, do Outkast. 
Descoberto por Linda Keith, uma modelo apaixonada por música que na época namorava o guitarrista Keith Richards que acredita no potencial de Hendrix e o convence a se mudar para Londres e gravar um disco, que seria o clássico "Are you Experienced", com a banda Jimi Hendrix Experience.

Tina (1993)



No ano de 1993 a cantora Tina Turner ganhou as telas no corpo da atriz Angela Bassett. O enredo é bem biográfico, narrando a infância da cantora, sua ascensão e até seus problemas amorosos. Alem de Angela, no elenco temos Laurence Fishburne que junto com ela foi indicado ao Oscar por sua performance. 

I'm Not There (2007)



Este filme é inspirado na vida do cantor americano Bob Dylan que é considerado um poeta e porta-voz de uma geração que sempre experimentou constantes mutações ao longo da vida, especialmente durante os anos de 1960. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De jovem menestrel a profeta folk, de poeta moderno a roqueiro, de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar.

The Doors - O Mito de uma Geração (1991)



O filme é sobre Jim Morrison e os The Doors. As mulheres o desejavam, os homens desejavam ser como ele. Numa época chamada anos 60, num lugar chamado Estados Unidos, nenhum sonho era mais brilhante do que ser o líder de uma banda de rock chamada The Doors.

Selena (1997)



Selena Quintanilla que no filme é interpretada por Jennifer Lopez é uma jovem de origem hispânica que se tornou a mais popular cantora latina de todos os tempos, pouco após completar 20 anos. Ela consegue atingir o topo das paradas musicais americanas, ganhando dois discos de ouro e um de platina, mas tem sua carreira interrompida de forma trágica.

Piaf - Um Hino ao Amor (2007)



O filme narra vida conturbada de Edith Piaf  num filme biográfico, que lembra detalhes da infância e das angústias da cantora francesa. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.

Straight Outta Compton: A História do N.W.A (2015)



Califórnia, década de 1980. Cinco jovens usam suas experiências pessoais na produção de músicas honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema. Surge o N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes), que dá voz a uma geração e promove a explosão do gangsta rap.

Johnny & June (2005)



O filme relata a vida do cantor Johnny Cash, desde sua infância com a morte de seu irmão mais velho, o tempo de serviço militar de Johnny, seu casamento com Vivian e suas tentativas a principio infrutíferas de se tornar cantor em Memphis, a chegada do sucesso nas turnês com Elvis, Jerry Lee Lewis e June Carter e seu problema com as drogas. No entanto, o foco principal do filme é a relação de Johnny com a também cantora June Carter.

A Fera do Rock (1989) 



A história do cantor, compositor e pianista, Jerry Lee Lewis, um dos músicos pioneiros do rock and roll na década de 50. Ele enfrentou diversos conflitos por conta de sua arrogância, seu incrível talento e seu estilo de vida inconvencional. Um homem polêmico que enfrentou diversos problemas com a indústria musical e foi, muitas vezes, condenado pelo público.

Bird (1987)



Baseado na biografia do músico Charles "Bird" Parker, um dos mais famosos jazzman americanos. Sua arte e sua vida, cercada de drogas, álcool e amores.

Stoned - A História Secreta dos Rolling Stones (2005)



Brian Jones foi da ascensão à ruína em apenas 7 anos. Entre 1962 e 1969 ele se tornou uma lenda da música ao ser um dos criadores dos Rolling Stones, uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. No auge da fama, Jones se rebelou contra tudo o que o cercava e passou a se dedicar ao cinema e à música étnica no Marrocos. Até ser encontrado morto na piscina de sua casa, sendo supostamente vítima de afogamento acidental devido aos efeitos do álcool e das drogas.

The Beach Boys - Uma História de Sucesso (2014)



Brian Wilson fundou os Beach Boys, uma das bandas mais populares do Estados Unidos nos anos 1960. Mas, ao longo de sua vida, luta com seus problemas mentais, enquanto dependente de uma série de drogas e se isola da sociedade. O Doutor Eugene Landy torna-se fundamental na recuperação de Brian, além da esposa do músico, Melinda Ledbetter , quem o ajudou a se reerguer.

Backbeat (1994)



O filme conta a história dos Beatles, mas foca na história de Stuart Sutcliff, Stu, o quinto Beatle, que tem um dom de pintar quadros e toca baixo na banda que, posteriormente, viraria febre mundial. Stu então começa a viver um dilema: ou ser pintor e ficar com a sua paixão, a também artista plástica Astrid; ou continuar com a banda, onde é um reconhecido ruim instrumentista, mas tendo a certeza do sucesso que esta irá alcançar.

Amadeus (1984)



Conta a incrível história de Mozart e sua rivalidade com Antonio Salieri. Ambos viveram em Viena na metade do século 18. O longa levou Oscar de Melhor Filme, dentre outros 40 prêmios.



Fonte: Adoro Cinema





Um comentário:

  1. Quantum Binary Signals

    Professional trading signals delivered to your mobile phone daily.

    Start following our signals NOW & make up to 270% per day.

    ResponderExcluir

Pode comentar, é de graça