segunda-feira, 6 de junho de 2016

Porquê Muhammad Ali era muito mais do que um boxeador


Por George Foreman, Janeiro de 2012 

Um grande lutador sendo descrito por outro grande lutador. 

Eu lembro que eu estava pregando na rua uma noite, há muitos anos atrás. Eu tinha ganhado algumas libras, cortado todo o meu cabelo; ninguém me reconheceu, eu era apenas um homem louco na esquina da rua. Então eu comecei a dizer: "Sim, eu sou George Foreman. E fui o campeão mundial dos pesos pesados ​​", mas as pessoas continuavam a andar. Então eu disse: "Eu lutei contra Muhammad Ali", e eles pararam. Certo, então eu percebi que esse cara estava me ajudando a levar a minha mensagem, que ele era uma verdadeira bênção - não porque ele me bateu, mas porque ele foi tudo na minha vida.

Ali e eu passamos muitos anos em campos opostos, então, de repente, há 32 anos, nós percebemos que havia sempre apenas um campo. Garoto, nós perdemos um monte de anos preciosos, mas por 32 anos agora nós estamos mais perto do que o branco sobre o arroz.


Ele não mudou. Eu estava falando com ele recentemente por meio de mensagens de texto. Mandei uma mensagem com uma fotografia da minha nova neta e ele mandou uma mensagem de volta dizendo: "Ela se parece com você!" E no dia seguinte eu tinha duas fotografias de seus netos. Enviei-lhe uma fotografia e ele teve que sair: Isso é Muhammad Ali.

Se você colocar Ali no boxe, você não vai conseguir saber o que ele realmente era. A vida que ele viveu fora do ringue, o que ele tinha a dizer, a coragem que tinha, fez dele o que ele era: um profeta, um herói, um revolucionário - muito mais do que um boxeador. É realmente rebaixá-lo apenas classificá-lo como um boxeador. Ele só usou o boxe para passar a sua mensagem. Seja qual for a mensagem que ele estava destinado a passar, ele usou o boxe para fazê-lo. Quer dizer, ele poderia fazer o shuffle e, ocasionalmente, dar um bom jab, mesmo para obter alguns nocautes, mas não coloque ele apenas no boxe. Esqueça o boxe, ele foi um presente para o mundo. 

Quando eu era jovem, Ali foi o primeiro atleta que as pessoas ligavam a televisão para ver. Ele chamava bastante atenção - e ele era um rapaz bonito - e ele podia fazer truques com os pés. Ele contava piadas, faziam as pessoas rirem; você não podia perdê-lo. Se você não o amava, você devia ter tido ciúmes dele, que é a mesma coisa que amá-lo. Eu me lembro bem. 

Eu estava excessivamente confiante quando lutei contra ele. Eu tinha ido atrás de lutadores que já tinham batido nele, como Joe Frazier e Kenny Norton. Tudo o que eu pensava era: "Devo ser misericordioso ou não?" Eu pensei que ele seria apenas mais uma vitima do meu nocaute, no sétimo round, eu acertei um forte no queixo dele e ele me segurou e sussurrou no meu ouvido: "Isso é tudo o que você tem, George?" Eu percebi que aquilo não era o que eu pensava que seria.

Eu nunca havia perdido antes. Eu era tão orgulhoso que por anos eu não aceitei; eles me traíram, eu fui enganado, algo estava errado. Então, em 1981, um repórter veio a minha fazenda e me perguntou: "O que aconteceu na África, George" Eu tive que olhá-lo nos olhos e dizer: "Eu perdi. Ele me bateu." Até então eu não tinha nada, mas a vingança e ódio estavam em minha mente, mas a partir de então, ficou claro. Eu nunca seria capaz de vencer essa luta, então eu tive que deixar pra lá. 

O que eu realmente lamento é que, quando ele se levantou contra as cordas, eu continuei a bater nele, em seu pescoço. Eu bati com força. Eu às vezes acordo e desejo que eu nunca tivesse feito isso. Não quer dizer que eu causei a sua doença, mas eu colaborei um pouco. Se eu pudesse escolher, eu não faria tudo de novo, eu nunca teria lutado contra ele. 

Eu não acho sua doença triste, porém o cara é um herói. Ele ainda está bem para mim. Você pode conversar com veteranos de guerra e não saber que ele têm uma perna de madeira. O que eles fizeram faz de sua doença algo imperceptível. Um herói é um cara que você pode derrotar várias vezes e ao invés de ele ficar para baixo, ele diz para si mesmo:  "Se eu desanimar, todas as pessoas que creem em mim vão desanimar comigo. Devo manter-me de pé. "Ele ficou de pé. Eu não sinto pena dele; Sinto-me orgulhoso por alguém que eu sequer conheço.

O que torna Muhammad Ali especial é que ele ama a vida. Não é um amor de jovens apaixonados é um amor verdadeiro. Ele se apaixonou realmente  pela vida. Agora, ele provavelmente está pensando de como ele vai se reerguer.  Ele ainda está vivo. Ele não esconde.

Lembra-se dele acendendo a tocha nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996? Ele estava dizendo: "Eu adorei fazer isso, obrigado."  Esse cara ama a vida.

Eu acredito que ele é o maior, mas não no boxe - esqueça isso, dê esse prêmio a Joe Louis, ou a qualquer outro - Eu acredito que ele é um dos maiores homens que já conheci.


Feliz aniversário, Muhammad Ali. Eu te amo.

Este artigo foi escrito em 2012 para comemorar o 70º aniversário de Ali, pelo próprio George Foreman. Meu inglês não é tão bom, então por vezes a tradução possa parecer meio confusa. Espero que vocês consigam compreender. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça