quinta-feira, 21 de abril de 2016

Eis a chama olímpica



Na manhã desta quinta-feira (21), a chama dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 foi acesa na cidade de Olímpia, na Grécia. A cerimônia, com 29 sacerdotisas e 13 dançarinos, marcou o início do percurso da tocha olímpica. 

O ritual à moda antiga, que pretende estabelecer um vínculo de união entre as épocas, foi realizado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, e remete à simbologia olímpica da chama, que permanecia acesa durante toda a competição na antiguidade.

O primeiro atleta a portar a tocha foi o ginasta grego Lefheris Petrounias, que a passou ao brasileiro ex-jogador de vôlei e bicampeão olímpico (1992 e 2004) Giovane Gávio. A viagem do símbolo das Olimpíadas durará quatro meses, percorrendo toda a Grécia e 300 cidade brasileiras. Durante uma semana, a tocha percorrerá a Grécia, antes de ser transportada ao Brasil no dia 27 de abril. A partir de 3 de maio, começa o revezamento da tocha por todo o País, passando por 83 cidades. Serão cerca de 12 mil pessoas no revezamento, cada uma cobrindo um trecho de 200 metros.No dia 5 de agosto, o fogo olímpico chega ao Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para a cerimônia de abertura dos Jogos de 2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça