sábado, 23 de abril de 2016

As Tochas Olímpicas dos jogos de verão

No começo da semana foi realizada uma cerimônia na Grécia que marcou o acendimento da chama olímpica.

Fizemos uma postagem apresentando também o percurso no qual a Tocha Olímpica percorrerá até chegar no Rio de Janeiro para a abertura dos jogos de verão. 

Por falar em tocha, acompanhe agora a evolução deste símbolo olímpico no passar dos anos e por fim conheça como será o modelo da edição de 2016. 

Berlim 1936 



Foi nessas Olimpíadas que pela primeira vez houve um revezamento de tocha. Inspirada nas ideais de Carl Diem, secretário-geral do Comitê Organizador, a tocha foi executada em aço inox pela Krupp, gigante alemã de armamentos, que presenteou cada um dos 3.075 condutores com um exemplar. Traz a rota do revezamento inscrita no corpo e, no topo, os dizeres ‘Als Danke dem Träger’ (do alemão ‘como agradecimento ao condutor’).

Londres 1948 




Ralph Lavers, especialista em arquitetura clássica e arqueologia, criou a tocha por 75 libras esterlinas. Londres, afinal, tinha mais seis anos de racionamento de alimentos e de energia pela frente quando hospedou os Jogos. Austeridade ainda era a palavra da vez quatro anos após o término da II Guerra Mundial.


Helsinki 1952 



Apenas 22 tochas foram fabricadas na época, o que a torna a mais exclusiva de todas. Seu corpo era feito em madeira de bétula laqueada, um dos símbolos nacionais do país. Acopladas ao corpo estavam vasilhas com combustível de longa duração, que eram trocadas a cada 20 minutos.


Melbourne 1956 



Por causa das leis de quarentena australianas, os Jogos de foram realizados em duas cidades: Melbourne e Estocolmo. Foi a única vez na história que duas chamas partiram de Olímpia. As tochas eram praticamente iguais, ambas modeladas a partir da tocha de Londres, criada por Ralph Lavers.

Roma 1960 



Foi o arquelógo Amedeo Maiuri, famoso por investigar Pompeia, cidade romana soterrada após a erupção do Vesúvio no ano 79 d.C, quem desenhou a tocha dos Jogos de Roma. Inspirada nos monumentos clássicos e com apenas 40 centímetros de altura, é a segunda menor de todas as tochas.


Tóquio 1964 



A sóbria tocha de Tóquio simbolizou a entrada e a aceitação do país em um universo mais pacífico e humano. Além de ter sobrevivido à explosão de duas bombas atômicas, o Japão fora excluído do evento em 1948, por ter perdido a guerra ao lado da Alemanha e da Itália.

Cidade do México 1968



Foram criados diferentes modelos de tocha para os Jogos de 1968. O modelo usado no revezamento trazia o logo do evento esculpido em metal.

Munique 1972 



A tocha alemã foi fabricada pela gigante de armamentos Krupp, a mesma empresa que confeccionara o objeto em 1936. Executada em aço inoxidável, foi a segunda tocha mais pesada da história dos Jogos.

Montreal 1976 




Executada em alumínio, a tocha de Montreal usava azeite de oliva como combustível. Para solucionar o alto custo do revezamento, a chama foi transmitida via satélite da Grécia para o Canadá e o revezamento durou apenas quatro dias. Foi o mais curto da história.

Moscou 1980 



A URSS foi o primeiro país comunista a sediar os Jogos. O entusiasmo com a chama era tamanho, que o Comitê Organizador recebeu mais de 1,5 milhão de pedidos de atletas para participar do revezamento no país.

Los Angeles 1984 



Apesar do mote olímpico ‘Citius Altius Fortius’ (do latim: mais rápido, mais alto e mais forte), inscrito no topo da tocha, a chama dos Jogos de 1984 rompeu a tradição iniciada em 1936 e não foi conduzida pela Grécia. O Comitê Grego discordara da iniciativa do Comitê de Los Angeles de vender 10 mil cotas do revezamento a de US$ 3 mil cada.


Seul 1988 



Símbolo da harmonia entre o leste e oeste do país, a tocha de Seul tem dois dragões tradicionais inscritos no topo. A chama percorreu a Coreia do Sul em Zigue Zague durante 21 dias.

Barcelona 1992 



A tocha assimétrica de Barcelona foi criada pelo designer catalão André Ricard. Com 1.200 gramas, está entre as três mais pesadas já fabricadas. A parte circular superior reproduz a pira olímpica, destino final da chama.

Atlanta 1996 



A tocha criada por Peter Mastrogiannis é a mais alta e a mais pesada de toda a coleção. Inspirada nas linhas da arquitetura clássica grega, a tocha do centenário dos Jogos Modernos traz os nomes de todas as cidades sedes das edições de verão inscritos no cabo de madeira.


Sydney 2000 



Inspirada no formato da Opera House de Sidney, a tocha tem três camadas que representam os elementos terra, água e fogo. Foi conduzida por mais de 13 mil pessoas ao longo de 46 mil quilômetros entre a Grécia e outros 13 países e territórios da Oceania.

Atenas 2004



A tocha criada pelo designer grego Andreas Varotsos tem a simplicidade de folha uma oliveira, árvore sagrada e símbolo de Olímpia. Por meio das mãos de mais de 11 mil condutores, a chama percorreu mundo e passou por 27 países diferentes, entre eles o Brasil.

Pequim 2008 



O formato da tocha remete a um pergaminho decorado com um padrão chinês de nuvem, presente na arte chinesa tradicional. A chama percorreu 137 mil quilômetros nas mãos de quase 22 mil pessoas. Um recorde histórico.

Londres 2012 



A forma triangular da tocha refere-se a trios de valores associados aos Jogos, como ‘excelência, amizade e respeito’ ou o mote ‘citius, altius, fortius’. Era também a terceira vez que Londres hospedava os Jogos. Os 8 mil círculos perfurados no corpo da tocha representam os 8 mil condutores da chama no Reino Unido.

Rio de Janeiro 2016 



O modelo da primeira edição dos Jogos na América do Sul é feito com alumínio reciclado, pesa entre 1 kg e 1,5 kg e é dividido em três partes, representando os valores olímpicos de excelência, amizade e respeito. Com cores e curvas que representam as riquezas naturais do Brasil e do Rio, a tocha dos Jogos de 2016 inova por ter movimento e abrir 'como o desabrochar de uma flor'. Essa abertura acontece na passagem da chama olímpica de uma tocha para outra.



Um comentário:

  1. QUANTUM BINARY SIGNALS

    Professional trading signals sent to your mobile phone daily.

    Follow our signals right now and make up to 270% daily.

    ResponderExcluir

Pode comentar, é de graça