quarta-feira, 30 de março de 2016

10 desastres que foram causados por erros da engenharia

A Matemática por ser uma Ciência exata não aceita erros e quando se trata da área da engenharia qualquer cálculo mal feito pode significar uma tragédia. 

Na lista abaixo, você irá conferir alguns dos maiores desastres que foram causados por erros da engenharia e que marcaram de alguma forma a história. 

1. Ponte de Tacoma (Washington)



Com seus 853 metros de comprimento, a ponte foi inaugurada em 1940, mas ficou famosa depois de entrar em colapso. Acredita-se que o incidente tenha sido causado pelos fortes ventos que atingiram a região. Felizmente, apenas uma morte foi registrada: um cachorro

2. Dirigível R101



O R101 saiu do Reino Unido com destino a Karachi, hoje Paquistão, com 54 passageiros e tripulantes. Devido a uma série de fortes rajadas de vento, o revestimento externo do dirigível rasgou, expondo o saco de gás. Um incêndio tomou conta da aeronave, matando ao todo 46 pessoas.

3. Queda da passarela do Hyatt Regency Hotel (Kansas City)



Ao todo 114 pessoas mortas e mais de 200 ficaram feridas depois que uma passarela do Hyatt Regency Hotel cair. Na ocasião, mais de 2.000 pessoas se reuniam em uma festa no local.

4. Desastre da barragem de St. Francis (Los Angeles)



Mais de 12,5 bilhões de litros de água inundaram a região de Santa Clarita Valley no dia 12 de março de 1928, depois que uma barragem se rompeu horas após um engenheiro inspecionar o local. 420 pessoas morreram, dentre elas 42 crianças

5. Desastre do Melaço de Boston



Quase 100 anos depois, uma das mais inusitadas tragédias da história dos Estados Unidos chocava a cidade de Boston. O incidente aconteceu no dia 15 de janeiro de 1919, no bairro de North End, 21 pessoas morreram em decorrência de uma onda de mais de 7,5 metros de altura de melaço varrer as ruas da região, arrastando dezenas de pessoas que estava em sua frente. A tragédia aconteceu por conta da explosão de um tanque que armazenava 2,3 milhões de litros de melaço.

6. Explosão de gás de East Ohio (Cleveland)



Aconteceu no dia 20 de outubro de 1944. Um vazamento de gás deu origem a uma enorme explosão, seguida por um incêndio, que matou cerca de 130 pessoas e destruiu cerca de 2,5 km² da cidade de Cleveland.

7. Desastre de Chernobyl (Ucrânia)



Vamos dizer aqui que é o mais famoso desastre da engenharia. Aconteceu em 26 de abril de 1986, quando o reator número quatro da usina explodiu, matou centenas de pessoas e devastou os arredores da planta. Mais de 300.000 pessoas foram deslocadas da região, que continua contaminada por material radioativo até os dias atuais.

8. O Vasa



Construído para resistir a praticamente qualquer dano, no entanto afundou quando estava há cerca de 120 metros da costa. Um vento forte destruiu a vela da embarcação, causando a tragédia. Dezenas de marinheiros morreram no desastre.

9. Skylab



Com 75 toneladas, o satélite foi lançado no espaço em 1973. O equipamento até entrar em entrar em órbita, mas sofreu danos graves. Não foi possível recuperar a estação espacial, e o custo estimado nas tentativas de conserto foi de cerca de U$ 14,4 bilhões.

10. Desastres dos aviões DC-10



Em 1979, uma série de avarias a bordo de aviões McDonnell Douglas DC-10 chocou o mundo inteiro. O acidente no voo 191 da American Airlines que resultou na morte de todas as 271 pessoas a bordo expôs uma falha na engenharia da aeronave.

Um comentário:

Pode comentar, é de graça