terça-feira, 3 de novembro de 2015

Animes que não foram feitos para as crianças

Pra quem acha que desenho animado é coisa de criança nunca assistiu a nenhum desses animes. 


Com temas complexos e assuntos polêmicos, definitivamente eles não foram feito para as crianças. 


Akira



Criado por Katsuhiro Otomo, é considerado um clássico do estilo cyberpunk (mesmo que o gênero ainda não tivesse chegado ao país quando Akira começou a ser publicado). Acabou dando origem a um longa-metragem de animação com o mesmo nome, lançada em 1988, que também tem roteiro e arte de Katsuhiro Otomo.
O anime não é considerado feito para as crianças, pois mesmo girando em torno das ideias básicas de indivíduos sobre-humanos com capacidades psicocinéticas ainda trata de assuntos que envolve problemas sociais e políticos.  O comentário social não é particularmente profundo ou filosófico, mas sobretudo um olhar crítico sobre a alienação da juventude, a ineficiência e corrupção do governo, o cientificismo, isto é, a insensibilidade científica e sua subjugação aos interesses do poder, e um sistema militarizado, desagradado com os compromissos da sociedade moderna. (Wikipédia)

O YouTube nos deu o privilégio de ter o filme completo e dublado.

Atenção: Contém cenas de violência extrema e sanguinária.


Ergo Proxy




Esse anime é mais voltado ao suspense e a ficção científica envolvidos com elementos góticos, cyberpunk e concentra-se fortemente na psicologia e mentalidade de seus protagonistas. Quem assistiu gostou, principalmente do visual e as coisas sombrias e obscuras. Podemos afirmar que o visual combina muito com o mundo feio ele apresenta.

Não deixe de procurar todos os episódios na internet.



Neon Genesis Evangelion



A série se passa em uma Tóquio do futuro, quinze anos após um cataclisma global. A história principal centra-se em Shinji, um adolescente que é recrutado pela obscura organização NERV para pilotar em combate uma biomáquina gigante chamada de Evangelion contra seres monstruosos conhecidos como Anjos. Evangelion explora as experiências e emoções dos outros pilotos e membros da NERV enquanto tentam evitar uma nova catástrofe. A série possui simbolismos e temas religiosos proeminentes em seus episódios, incluindo imagens do Cabala, Cristianismo, Judaísmo e Xintoísmo.




Ghost in the Shell: Stand Alone Complex




Ghost in the Shell se passa depois de 2029, marcado pelo surgimento de uma nova tecnologia que permite a fusão do cérebro à computação, à rede mundial.
Com isso, a barreira entre o mundo físico e digital está se desfazendo, criando novos níveis de existência, mesmo que essa tecnologia não se restringe somente ao cérebro, mas sim ao corpo todo com próteses especiais que aumentam o rendimento do corpo.
Os temas dos filmes e da série se baseiam em pessoas com certas habilidades extraordinárias, tentando mudar o mundo na direção que elas acham que é o certo ou a solução.



Steins Gate



O anime é sobre um grupo de amigos que customizaram seu microondas em um dispositivo que pode mandar mensagens para o passado. Como eles fazem diversos experimentos, uma organização chamada SERN, que vem fazendo suas próprias pesquisas sobre viagem no tempo descobre esse grupo e agora os personagens tem de encontrar uma maneira para evitar ser capturado por eles.




Serial Experiments Lain




Esse anime é  influenciado por temas filosóficos como realidade, identidade, comunicação e Deus. A série se foca em Lain Iwakura, uma adolescente japonesa moradora dos subúrbios, e sua introdução à Wired, uma rede de comunicação global similar à internet. Lain mora com sua família de classe-média, que consiste em sua inexpressiva irmã mais velha Mika, sua fria mãe, e seu pai obcecado por computadores. A primeira agitação em sua vida solitária acontece quando ela descobre que as garotas de sua escola receberam um e-mail de Chisa Yomoda, uma colega de escola que se suicidou. Quando Lain lê a mensagem em casa, Chisa a conta (em tempo real) que não está morta, mas que somente "abandonou a carne", e encontrou Deus na Wired. a partir de então Lain é compelida a um caminho que a leva, cada vez mais profundamente, à rede e aos seus próprios pensamentos.






Monster



A história inicia-se com uma citação do livro bíblico do Apocalipse, mais propriamente os versículos 1 a 4 do Capítulo 13:

Vi, então, levantar-se do mar uma Fera que tinha dez chifres e sete cabeças; sobre os chifres, dez diademas; e nas suas cabeças, nomes blasfematórios. A Fera que eu vi era semelhante a uma pantera: os pés como os de urso e as faces como as de leão. Deu-lhe o Dragão o seu poder, o seu trono e a sua autoridade. Uma das suas cabeças estava como que ferida de morte, mas essa ferida de morte fora curada. E todos, pasmados de admiração, seguiram a Fera e prostaram-se diante do Dragão, porque dera o seu prestígio à Fera, e prostaram-se igualmente diante da Fera, dizendo: “Quem é semelhante Fera e quem poderá lutar com ela?”
A passagem bíblica refere-se à chegada do Anticristo, comparável na série ao principal vilão, Johan. O seu significado torna-se mais claro ao longo da série.

Esta começa em 1986, e acompanha Kenzou Tenma, um excelente neurocirurgião japonês que trabalha no Hospital Memorial Eisler de Dusseldorf. Tenma é o melhor cirurgião do hospital, motivo de ser sempre chamado para realizar operações em pessoas importantes. O seu futuro parece radiante: é um dos favoritos do director do hospital, respeitado por todos os colegas, tem prometida uma promoção, namora com a filha do director (Eva Heinemann) e é adorado pelos pacientes a quem salvou a vida.

Porém em um certo momento esse médico  comete um erro ao operar um rico no lugar de um pobre e, numa crise de consciência, acaba causando a morte de uma pessoa importante, o que faz sua vida virar um inferno.



Elfen Lied



Elfen Lied gira em torno das interações, ideias, emoções e discriminações entre humanos e Dicornius, uma espécie mutante parecida com os humanos na forma, mas distinguíveis por dois chifres na cabeça e pelos vetores, braços transparentes controlados mentalmente que têm o poder de manipular e cortar objetos dentro do alcance. A série é focada na jovem Dicornius "Lucy", que foi rejeitada pelos humanos e consequentemente alimenta uma vingança contra eles.

Mais uma vez o YouTube nos disponibiliza o anime completo e sem censura. A música de abertura é perturbadora.  

Atenção: Contém cena de violência extrema, sanguinolência e nudez.  


Esses são só alguns. Sei que tem muitos outros. Para vocês que são fãs do gênero, deixem nos comentários outras sugestões e ideias para próximas postagens. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça