quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O sucesso dos jogos de videogame de terror




Para comemorar a semana do Halloween compilamos uma lista de grandiosos títulos de terror do mundo dos videogames que fez algum sucesso e nos manteve concentrado durante muitas noites de jogatina. Títulos clássicos que nos fizeram sobreviver a pesadelos psicológicos e ainda hoje lembramos com muito orgulho. Espero que gostem da lista. 


3D Monster Maze 



Lançamento: 1982  
Plataforma:  Sinclair ZX81

O primeiro título que já fez muitas mãos ficarem soadas é voltada a uma figura pouco inspirada para o horror: um T-Rex ( que na capa aparece meio gordinho ).
No game, os jogadores caíam em um labirinto gerado aleatoriamente que continha o lagarto terrível e era limitado a uma visão em primeira pessoa. Havia também uma barra de status que dava declarações do tipo " Corra que ele está atrás de você".

The Screamer 



Lançamento: 1985 
Plataforma:  NEC PC-88

Esse jogo pode não parecer aterrorizante para os padrões modernos, mas garanto que ele proporcionava uma das mais intensas experiências de horror que poderíamos encontrar em 1985.
Situado em um mundo pós-apocalíptico, esse RPG introduziu elementos brutais como mortes de personagens permanentes e sequência de tiros em zumbis e mutantes. 

War of The Dead 



Lançamento: 1987 
Plataformas: MSX2, PC-88, PC Engine 

Nesse jogo, você assume o papel de Lila uma investigadora paranormal do exército americano, que visita uma pequena cidade após se perder do seu grupo. No jogo tem também um portal para outra dimensão, tudo no estilo Zelda. 

Sweet Home 



Lançamento:1989 
Plataforma: Nintendo Famicom (NES)

Um título que influenciou a formação da série Resident Evil que conta a história de uma equipe de documentaristas que visitam uma casa em ruínas para encontrar um artista preso por uma mulher desconhecida. No padrão do terror, a equipe se divide para tentar encontrar uma maneira de sair da casa, porém ao invés disso, encontram uma casa cheia de monstros. 

Alone in the Dark 



Lançamento:1992 
Plataformas: DOS, 3DO

Nesse jogo você tem que percorrer um caminho à partir de um sótão assustador e explorar os outros andares e encontrar novos desafios a cada quarto. 

Resident Evil 



Lançamento: 1996 
Plataformas: PlayStation, Sega Saturn, PC

Um jogo que não precisa de apresentações, mas vamos lhe dar de qualquer maneira. Lançado como Bio Hazard no Japão, não apresenta nenhuma novidade ou característica para o gênero terror que já não tenha sido citado anteriormente, pois também tem mansões assustadoras e zumbis. Porém o que o produtor conseguiu fazer foi casar um sistema de controle brilhante com uma ótima jogabilidade.
Mais de 11 milhões de cópias do jogo foram vendidas até então, gerando uma franquia que ainda está dando aos jogadores algumas noites sem dormir, mesmo 19 anos depois do seu lançamento. 

Silent Hill 




Lançamento:1999 
Plataforma: PlayStation

Resident Evil  mudou o gênero do horror com uma boa dose de ação. Três anos mais tarde, um novo candidato ao trono surgiu - tomando emprestado muito da matança de zumbis da Capcom.
As emoções psicológicas de  Silent Hill  eram simples: Uma trilha sonora brilhante misturada com salas escuras e uma lanterna que fica falhando.

Demon's Souls 



Lançamento: 2009 
Plataforma: PlayStation 3

Misturando RPG de ação com temas de terror,  Demon Souls  tomou inimigos mortos-vivos a novas alturas, colocando os jogadores contra os monstros que assombram suas horas de sono- não por causa de qualquer sofisticação psicológica, mas sim por causa de quão duro era para matá-los.

Amnesia: The Dark Descent



Lançamento:2010 
Plataformas: PC

Quando o jogo surgiu on-line em 2010, não parecia diferente das inúmeras ofertas de terror que já haviam sido lançadas anteriormente, porém hoje podemos afirmar que há poucos jogos aterrorizantes iguais a esse. 

Slender 



Lançamento:2012 
Plataforma: PC

Jogos de terror não precisa ser complicado.  Slender  não era graficamente impressionante, nem exigia uma longa história de fundo para atrair os jogadores para jogarem por muito tempo. A temática era simples, o jogador acordava em uma floresta vazia e armado com uma tocha sem muito contexto. A medida que você tenta descobrir o que está acontecendo o rosto assustador do Slender aparece para te assustar.


Essa lista foi baseada somente em títulos clássicos, então deixe nos comentários sua opinião sobre o tema e liste quais são seus jogos favoritos do gênero. O blog ficará muito contente em poder compartilhar toda e qualquer experiência com todos os leitores. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça