sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Que fim levou o Icegurt ?

Era só ver uma pessoa vestida com o uniforme rosa e azul que já sabíamos que ali tinha o produto refrescante mais vendido dos últimos tempos. Era uma espécie de geladinho (sacolé) com sabor de iogurte e que tinha um preço bem acessível ao nosso bolso. Custava apenas R$1,00. 

Não tinha como o negócio dar errado, o produto fazia muito sucesso, todos adoravam era a maior sensação. 

Estimava-se que na época cerca de mais ou menos 2 mil pessoas vendiam o Icegurt no Brasil.

Mas com todas essas referências positivas, afinal por que o produto sumiu das ruas?

Para resolver esse mistério fizemos uma breve pesquisa e descobrimos que o produto é da Quala Alimentos, uma multinacional colombiana que é uma das maiores anunciantes de TV daquele país, onde fabrica centenas de itens que vai de sopa à creme dental.

Ela chegou ao Brasil em 2008 e no ano seguinte lançou o único produto que venderia por aqui: os “geladinhos” de iogurte.

Se você pensava que se tratava de um negócio pequeno, agora sabe que era algo muito maior do que imaginávamos. 

O produto sumiu das ruas em meados de 2014, pois a empresa alegou diversos prejuízos. Eu acho meio estranho, pois eu realmente acreditava que era um tremendo sucesso.

Segundo o presidente da Quala, a empresa só perdeu dinheiro no Brasil e foram embora sem planos para retornar. Saíram criticando os altos custos e a excessiva carga tributária no nosso país. 

“Altos custos, altos impostos e um preço de venda baixo, de R$ 1. Durante os seis ou sete anos que vendemos, não conseguimos ter lucratividade.” - afirmou o presidente da Quala no Brasil, o colombiano German Cagua.

Eu, particularmente, acredito que para uma empresa retirar seu melhor produto do mercado antes mesmo do o grande evento do ano passado que foi a Copa do Mundo, os motivos foram muito maior do que os que foram oficialmente divulgados. 

A nós cabe apenas torcer, para quem sabe em um futuro, os Icegurts possam voltar ao nosso país para alegria geral da nação.  


Fonte


13 comentários:

  1. era uma delicia , é realmente uma pena :(

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Li essa reportagem cheio de lágrimas nos olhos.
    Trabalhei 3 anos da minha vida nesse negócio e não fiquei desempregado pois fiz muitos clientes que hj são meus amigos, ainda consegui colocar amigos desempregados para trabalhar comigo e lá se levantaram.
    Na época eu tinha 15 anos e tinha acabado de comprar meu primeiro carro um fusca e com a renda desse trabalho consegui resolver alguns problemas dele.
    É uma pena ver uma empresa tão boa sair do mercado, é claro entendendo muito bem como é a situação deste país, não é atoa que muitas empresas grandes se foram como a ESSO, a TEXACO, alguns bancos e entre outras empresas maravilhosas que tinha-mos por aqui.
    Agora com meus 21 anos só mi resta o desemprego e lembranças de uma época feliz onde eu tinha um bom dinheiro no bolso.
    lamentável.

    ResponderExcluir
  4. Que pena, é dose mesmo, o Brasil devia ter incentivado eles a ficarem, gerava muito empregabilidade, além do mais, muito mais saudavel do que o sorvete de massa. Agora cabe a nós A CONGELAR O DANONINHO, KKK.

    ResponderExcluir
  5. Certamente meus amigos essas empresas de iogurtes brasileiras fizeram severas ameaças contra a empresa da Icegurt, só assim pra essa franquia ter acabado tão de repente!

    ResponderExcluir
  6. Noooosssa que post sensacional! Parabéns! Quase chorei agora. Eu trabalhei na Quala e realmente foi muito de repente que a empresa fechou, alegando todos esses "valores" e prejuizos, ficamos na saudade! Aliás, com muita saudade, era muito bom trabalhar lá!
    Agora também sou blogueira: http//:www.vamossersinceras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola galera, sou publicitário e estudei a quala como benchmark. Um dos maiores desafios da empresa foi adequar as regras brasileiras, além dos altos tributos ela teve muitos problemas com trabalho infantil, pois os diretos humanos preferem os menores cheirando cola e fumando crack que empurrar um carrinho icegurt

    ResponderExcluir
  8. FÃS DE ICEGURT...ATENÇÃO!

    Trabalho com um produto da marca Brown Cow similar ao Icegurt, porém, com mais variedade de sabores e qualidade

    Quem se interessar, me passem um email para eu enviar portifólio, estou na capital paulista:

    NUNES.LATESSA@NOBELFOODS.COM.BR

    ResponderExcluir

Pode comentar, é de graça