quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Como surgiram algumas das delícias mais famosas do mundo

Pizzas e hambúrgueres são coisas tão comuns que parece que sempre existiram. Mas é claro que alguém precisou inventar essas comidas. Há 10 mil anos, os humanos não sabiam nem como fazer fogo! Veja abaixo como surgiram e como foram batizadas algumas das delícias mais famosas do mundo

Brigadeiro 



Essa delícia brasileira surgiu logo depois da Segunda Guerra Mundial, numa época em que os produtos para fazer doces sumiram das prateleiras. Aí descobriu-se que era só misturar leite condensado com chocolate para fazer um doce gostoso. O nome foi dado em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes famoso, na época, por ser candidato à presidência.

Chocolate 



Entre os astecas, aquele povo que vivia no México antes da chegada de Cristóvão Colombo, o chocolate era uma bebida amarga e temperada com pimenta. Foram os espanhóis que levaram o produto para a Europa e misturaram açúcar. A primeira fábrica de chocolate surgiu em 1657, na Inglaterra. Hoje, os suíços fazem o melhor chocolate.

Cachorro-quente 



Existem muitas lendas sobre a origem do sanduba. Uma delas diz que um comerciante cansou de ouvir queixas dos clientes, que queimavam as mãos pegando as salsichas que ele vendia, e resolveu botá-las no pão. O nome deve vir do cão basset, o ?salsicha?.

Pizza 



Quem inventou a pizza? Os italianos? Errado. Na verdade, ninguém sabe, mas sabe-se que essa delícia nasceu no Egito ou na Grécia há 6 mil anos. Os italianos levam a fama porque aperfeiçoaram e popularizaram a pizza. Detalhe: lá, isso era a comida dos pobres. A primeira pizza com queijo ganhou o nome de Margherita, em homenagem à rainha da época. O prato tinha as cores da bandeira da Itália.

Sorvete 



Foi criado pelos chineses há mais de 4 mil anos. Era feito com pasta de leite, arroz e neve. Isso mesmo, os chineses pegavam neve no inverno e a armazenavam em espécies de frigoríficos subterrâneos, construídos com pedras bem espessas. O conquistador Marco Polo levou a descoberta para a Itália no século XVI.

Hambúrguer



A história do hambúrguer começa entre os séculos XVII e XVIII. Os tártaros (tribos que viviam nas estepes russas) carregavam a carne debaixo da sela do próprio cavalo para amaciá-la. Eles apresentaram a receita aos moradores de Hamburgo (Alemanha), que ficou com a fama da invenção. No século XIX, o hambúrguer foi levado para os Estados Unidos por imigrantes alemães. 



Fonte: Super Interessante 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça