segunda-feira, 27 de julho de 2015

Os Reality Shows culinários estão invadindo a TV

De uns tempos pra cá houve um "boom" de produções dedicadas a gastronomia inseridos nas grades das emissoras. E eu não me refiro aos tradicionais programas culinários que deu fama a apresentadoras como Ana Maria Braga ou Palmirinha, me refiro a nova moda dos reality shows.

Programas que antes eram restritos somente às emissoras de fora do país, primeiro chegou na TV fechada para finalmente alcançar a todos na TV aberta.  

Acompanhe uma seleção com algumas das mais importantes produções do gênero que fazem sucesso no Brasil, tanto nos canais pagos quanto nos abertos. 


MASTERCHEF BRASIL (Band)




A versão brasileira do programa MasterChef tem comando da jornalista Ana Paula Padrão. Sucesso em todo o mundo, o reality show em que o talento e a paixão pela culinária são testados ao limite já foi visto por mais de 250 milhões de telespectadores em 145 países. Ao longo de 17 episódios, o MasterChef  transforma um cozinheiro amador em um chef profissional. Para tanto, grandes nomes da gastronomia julgam os pratos preparados pelos 16 candidatos: Erick Jacquin (Tartar&Co), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia) e Paola Carosella (Arturito). O grande vencedor leva um prêmio de R$ 150 mil, um Fiat Fiorino refrigerado e uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris.

COZINHA SOB PRESSÃO (SBT)




O Cozinha Sob Pressão é a versão brasileira do sucesso internacional Hell’s Kitchen. No programa, 14 profissionais têm de dar duro e encarar a personalidade forte do chef Carlos Bertolazzi, que não poupa críticas. Tudo para conquistar o grande prêmio no valor de R$ 100 mil em barras de ouro. A cada episódio, as equipes preparam pratos propostos pelo exigente Bertolazzi e precisam convencê-lo de que sabem bem como lidar com a pressão de uma cozinha de um restaurante profissional. Os vencedores das provas podem curtir uma folga, enquanto os perdedores enfrentam duras tarefas.

COZINHEIROS EM AÇÃO (GNT)




Olivier comanda uma deliciosa competição entre cozinheiros. A cada semana um novo desafio tira um dos participantes do show culinário. Ao longo de 13 episódios, ‘Cozinheiros em Ação’  mostra 18 candidatos de todo o Brasil preparando desde os famosos PFs até pratos vegetarianos. As provas temáticas são sempre baseadas na cozinha caseira. Os participantes são julgados por um júri formado por Ivan Achcar, Monica Rangel e Renata Vanzetto.

BAKE OF BRASIL - MÃO NA MASSA (SBT) 




O reality show é apresentado por Ticiana Villas Boas. A competição, tem o objetivo de encontrar e coroar o melhor confeiteiro amador do país, reúne 12 talentosos candidatos que enfrentam diversos desafios ao preparar pães, bolos, tortas, doces e salgados de todos os tipos. O reality show possui dois rigorosos jurados, o empresário Fabrizio Fasano Jr. e a chef confeiteira Carolina Fiorentino, que avaliam o desempenho dos competidores prova a prova. Ao final de cada episódio, o participante que menos impressioná-los será o eliminado.

HELL'S KITCHEN (TLC)



Jovens chefs são aterrorizados pelo renomado chef britânico Gordon Ramsay neste reality show. Em desafios rigorosos, os participantes competem no famoso restaurante de Gordon em Hollywood, o Hell's Kitchen. Tudo isso, a base de gritos e muitos gestos do já consagrado chef. Em jogo, um restaurante para chamar de seu.

GUERRA DOS CUPCAKES (TLC)




A cada semana quatro chefes pasteleiros de cupcakes se enfrentam em três desafios eliminatórios até que só um deles seja o vencedor. O prêmio é de 10 mil dólares, além da oportunidade de mostrar seus cupcakes no programa.


TOP CHEF MASTERS (SONY)




O reality show americano coloca 16 chefs desconhecidos competindo por um prêmio final. Os participantes vivem juntos numa mesma casa e são avaliados por um júri formado por chefs renomados em provas. A série já teve 12 edições e já ganhou um Emmy.

JÚNIOR MASTERCHEF (DISCOVERY HOME & HEALTH)




Tendo o renomado chef britânico Gordon Ramsay como produtor e um dos jurados, o programa americano revela crianças com talentos culinários. Os prodígios mirins competem como na versão clássica. O sucesso foi tamanho que já teve versões na Espanha e na Austrália. O Brasil deverá ser o próximo a ganhar uma edição. A Band, que já tem o Master Chef tradicional, deverá ser o canal de exibição.  

THE TASTE BRASIL (GNT)



Sob o comando dos chefs André Mifano, Claude Troisgros e Felipe Bronze, a competição gastronômica tem como diferencial a forma de apresentação dos pratos: a degustação é feita às cegas, em uma única colher. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça