terça-feira, 14 de julho de 2015

Os bizarros jogos olímpicos

Apesar de pouco alarde, comparado a anos anteriores, os Jogos Pan-Americanos estão acontecendo no Canadá mais especificamente na cidade de Toronto desde o dia 10 de Julho com término previsto para o próximo dia 26 também desse mês. Essa é a XVII edição do evento que reúne vários atletas do continente americano divididos em diversas modalidades. 

Enquanto a maioria de nós está familiarizado com os jogos de verão e de inverno, fiquem sabendo que algumas regiões do extremo norte do mundo possuem seus próprios jogos que, se você é um forasteiro vai achar estranho e principalmente bizarro. 

Confesso que não achei as traduções oficiais das modalidades para o Português do Brasil, então usei a tradução literal mesmo, mas se alguém souber alguma coisa à respeito pode deixar nos comentários que atualizaremos a postagem. 

Sem mais delongas, conheçam algumas modalidades.


Ear Pull ( Puxão de orelha )



Pense num jogo de cabo de guerra, mas com um detalhe peculiar, o cabo que vai entre você e seu adversário estando ligado à suas orelhas. 

No jogo, especificamente, os dois atletas devem estar sentados um de frente para o outro com as pernas entrelaçadas. O elástico é posicionado nas orelhas e a um sinal ambos devem começar a se inclinar para trás e fazer força até que o adversário não suporte a dor e desista. A cada puxar é uma angústia diferente e, em alguns casos, a orelha acaba que sendo arrancado para fora. (urgh)

Veja o vídeo

The Two-Foot High Kick ( Chute alto com os dois pés )




Combinando graciosidade e capacidade atlética, nessa competição deve-se saltar mantendo os pés paralelos o mais alto que você puder afim de conseguir chutar uma bola de pele que está presa por uma corda suspensa no ar. Se já não bastasse a dificuldade à medida que a bola é erguida mais e mais, os atletas devem também pousar de maneira que seus pés toquem o chão de maneira simultânea. 

Veja o vídeo

The Knuckle (Seal) Hop ( Saltos com  os punhos )



É um jogo que testa a força e resistência dos competidores. O participante deve impulsionar-se para frente com pequenos saltos com os punhos fechados. Vence quem pular a maior distância. 

Veja o vídeo

The Four-Man Carry ( Carregando quatro homens )



Esse eu achei bem criativo. O objetivo é carregar quatro homens nas "costas" e andar o máximo que puder. Como cada um pesa cerca de 70 kg, significa que será carregado cerca de 270 kg durante o jogo. Baita de um desafio diga-se de passagem. 

Veja o vídeo

Eskimo Stck Pull ( Puxando o pau ) 



Nesse jogo os competidores sentam-se um de frente para o outro apoiado pelos pés segurando um pedaço de pau. Ganha aquele que conseguir arrancar objeto das mãos do adversário. 

Veja o Vídeo 

Apresentei somente cinco modalidades de um total de quase 50. Uma pesquisa simples no Youtube lhe proporcionará uma viagem fascinante a uma tradição desconhecida (por nós).

Conheça mais sobre o evento visitando seu o site oficial clicando aqui e entre outras coisas acompanhe um relógio em contagem regressiva para a edição de 2015 que começa no próximo dia 15 de Julho.



Nota: Esses esportes fazem parte dos Jogos Olímpicos Mundiais de Esquimós e Índios (World Eskimo Indian Olympics) que é um evento anual ao longo de um período de quatro dias em Julho ou Agosto, concebido para preservar as práticas culturais da região. Apesar de termos utilizado o termo bizarro, nós do blog respeitamos toda e qualquer forma de cultura sem qualquer preconceito ou descriminação. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça