quarta-feira, 22 de julho de 2015

Dica de como remover Hao123, Ask, Babylon e pragas similares do seu navegador

Já postamos aqui no blog dicas de como remover spam indesejados no facebook, que na época era o grande monstro para muitos usuários dessa rede social. Dessa vez a dica é para aquelas pessoas que fazem downloads no Windows e são pegos de surpresa ao instalar um programa que traz consigo outro  indesejado. 

Hao123, Ask, Babylon são grandes exemplos, mas há muitos outros. Eles tentam se esconder no instalador de programas legítimos e, quem não está atento, infelizmente, acaba levando a pior.

Apesar da maioria desses programas não serem maliciosos, a maneira no qual eles são instalados são anti éticas e por vezes eles podem atrapalhar sua conexão na internet ou reduzir o desempenho do seu PC. Então não é uma boa ideia deixá-los instalados. 

Veja agora 3 passos que podem te ajudar a removê-los de sua máquina.

Passo 1: Tente a desinstalação normal

Alguns desses programas não são tão traiçoeiros quanto parecem. Tente o procedimento normal de desinstalação entrando em Painel de Controle e em Desinstalar um programa. Escolha o software que deseja remover e prossiga com a desinstalação.




Seja persistente. Alguns destes programas tentam dissuadi-lo da desinstalação com truques como um botão de confirmação um pouco escondido. Não se deixe enganar por tais artifícios.

Passo 2: Limpe seu navegador

Procure por extensões que não deveriam estar instaladas no seu browser. No Chrome, isso pode ser feito entrando em Configurações e Extensões. Se achar algo de que não gosta, clique no ícone da lata de lixo para remover.






Já no Firefox, isso pode ser feito entrando em Complementos e Extensões. Clique em Excluir para desinstalar algo que não deveria estar lá.




Passo 2,5: Restaure as configurações do seu navegador

Se nada deu certo, você pode limpar todas as configurações e extensões do seu navegador.

No Firefox, isso pode ser feito pressionando o botão indicado na imagem abaixo. Selecione a opção Dados para suporte e clique no botão Restaurar o Firefox.



No Chrome, você precisa acessar a área de Configurações e pressione Mostrar configurações avançadas. Role a página até o último item, e pressione o botão Redefinir configurações.

Passo 3: Limpe os atalhos

Essa é uma das maiores pegadinhas. Você pode remover os programas, mas ao abrir o seu navegador por meio de um atalho, sua página inicial ainda será a que o software definiu. É recomendável apagá-los e criar novos.

Fonte 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça