segunda-feira, 6 de julho de 2015

Descubra como as operadoras de telefonia celular enganam os consumidores




Desde o momento que Alexander Grahan Bell inventou o telefone, essa tecnologia mais e mais começou a ser indispensável ao homem. Me lembro da época em que ter um telefone residencial era privilégio de poucos e esperar algumas horas na fila do orelhão era sufoco de muitos.

Com a privatização as coisas foram ficando mais simples até chegar ao ponto de todos poderem ter sua própria linha em casa sem precisar dividir um ramal com o vizinho para deixar a conta mais barata.

Surgiu ai então os planos de telefonia. O cidadão pagava um valor fixo na conta sem precisar se apertar no final do mês. Era um dinheiro que você sabia que tinha que deixar reservado.

Após isso, ou junto a tudo isso, surgiram o acesso aos celulares que, antigamente eram somente aparelhos portáteis que andavam nos bolsos dos ricos, até se popularizar com a fama dos pré pagos. 

Os pré pagos nada mais são do que aqueles planos que você compra um cartão com os minutos que você pretende utilizar naquele mês. Quando os minutos se encerravam era só comprar mais de acordo com sua disponibilidade, algo parecido com os cartões telefônicos. 

Daí pra frente foi aquele crescimento de venda, afinal quem não gostaria de ter algo prático gastando pouco, não é mesmo? 

O ano avançou, a tecnologia também, foram aparecendo novos recursos e as operadoras começaram a se aproveitar disso.

É fato de que quem opta por utilizar um chip pré pago não tenha interesse de pagar por suas chamadas depois e além do mais tem em suas mãos o controle do que vai usar. Algo que no pós pago não é tão simples assim para controlar. 

Pois bem, já faz algum tempo que o povo vem sendo ROUBADO e não percebe, pois as operadoras estão empurrando planos e mais planos para você, fazendo você pagar mais, mas de uma forma mais camuflada. 

Começou com o fato de alterar o tamanho dos chips que eram grandes, depois diminuíram um pouco e agora diminuíram ainda mais. Para completar, quanto mais novo o aparelho for, menor é o chip que ele usa. Então se você pensa em comprar um aparelho novo, o chip atual que você usa no aparelho antigo não caberá nele. 

Tá, mas e daí? Um chip custa barato e no fim você mantém seu mesmo plano e está tudo certo. 

Daí que você se engana meu caro gafanhoto. É nesse momento que fica mais explícito a roubalheira. Quando você vai até uma operadora para fazer a transferência do seu número para outro chip, os atendentes começam a empurrar novos planos para você e dizem que no momento os chips novos não disponibilizam a permanência no seu plano antigo. Alegam que não possuem os chips menores que são pré pagos obrigando você a aceitar um chip que caiba no seu celular, mas com um plano pós pago. 

E não é somente uma operadora em específico, são todas. Eles ainda tem a ousadia de dizer para você aceitar o plano e que depois de três meses você poderá cancelar e voltar para o antigo sem problemas, ou seja, pagará três meses por algo que você não usa e não quer. O dinheiro já estará na conta deles você cancelando ou não depois de três meses. 

Ah, mas isso chama-se compra casada e no código de defesa do consumidor isso é crime! Sim! Mas mais uma vez eles tem a solução: Alegam que o chip é gratuito e você estaria pagando somente pelo plano. É o crime perfeito! 

Fora o fato de que os chips "virgens" eles podem ser inclusos em qualquer plano tanto pré quanto pós pago, mas os vendedores teimam em enganar os mais desinformados que acham que existe um tipo de chip para cada plano, então acabam aceitando pagarem mais caro por acreditarem que não há nada que possam fazer. 

No fim das contas você tem que escolher entre ficar com um celular inutilizável e incomunicável ou aceitar o plano que eles obrigaram você a usar. Na sociedade moderna atual é difícil ficar sem celular, então você acaba cedendo.

Chegará a época em que todos serão obrigados a terem celulares pós pago no momento em que a vida útil dos aparelhos são de aproximadamente dois anos e logo você tem que trocar por um mais moderno e quando isso acontecer, você não conseguirá manter seu plano pré pago porque as operadoras vão dizer que na tecnologia do chip novo não é possível aplicar. 

No meu caso, eu estou aguardando para ver o que acontecerá. Enquanto isso meu celular moderno fica somente para uso de internet wi fi. Para eu receber ligações eu ainda continuo com o meu aparelho antiguinho do tempo da pedra. 


Nota - 

Para saber mais sobre o assunto basta fazer uma pesquisa simples na internet e verá o número exorbitante de reclamações à respeito do tema. 

Vamos abrir os olhos minha gente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça