quinta-feira, 16 de abril de 2015

A intervenção sociopolítica na imigração no Brasil



A questão sociopolítica tem interferido diretamente na imigração de estrangeiros para o Brasil. A falta de condições básicas para a sobrevivência da população externa fez com que nosso país se tornasse o ponto de referência na busca por melhores condições humanas.

Parte do povo que vivia clandestinamente não tem encontrado esse problema, já que o governo dá uma abertura para que os imigrantes consigam permanência legalizada. Óbvio que, diante desse contexto, existe um interesse, até porque, quanto mais trabalhadores para o país, maior o retorno financeiro. 

Fato é que, enquanto nós acolhemos de forma digna a população estrangeira, "nossa gente brasileira que trabalhou honestamente a vida inteira e agora não tem mais direito a nada", como dizia Renato Russo, permanece com a miséria e o descaso.

É necessário que haja sim uma "compaixão nacional" pela nação que sofre, entretanto, antes de querermos resolver os problemas alheios, temos a obrigação de darmos o mínimo de assistência aos trabalhadores nativos, não com bolsa família que os acomoda, mas com dignidade que realmente merecem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça