terça-feira, 24 de março de 2015

Os mais influentes jogos da era Arcade

Durante o final da década de 1970 os jogos de videogame tornaram-se sofisticados suficientes para oferecerem um som de boa qualidade além é claro de bons gráficos. Embora eles ainda fossem muito básicos. 

Com o resultado, as empresas tiveram que contar com uma jogabilidade simples, porém algo divertido para que tornasse os jogos de arcade algo popular. Essa ênfase na jogabilidade fez com que muitos jogos daquela época continuassem sendo apreciados até mesmo nos dias de hoje, mesmo que sua tecnologia esteja amplamente ultrapassada comparado com a computação moderna.

Separamos uma lista com alguns jogos que influenciaram e ainda hoje influenciam qualquer geração que joga videogame. Veja a lista e diga se concorda com a seleção. 

1 - PONG 



Pong é um jogo de tênis esportivo e um dos primeiros exemplos de jogo para fliperama. É certamente o primeiro jogo de arcade que conseguiu se popularizar. Esse jogo foi fabricado pela Atari e lançado no ano de 1972.
Depois de perceber o sucesso comercial da Pong, várias empresas começaram a produzir os seus próprios jogos que imitavam o estilo e a jogabilidade do Pong. Como resultado, a competição para criar um jogo mais agradável levou ao nascimento da indústria de videgames. Se não fosse o Pong, grandes jogos como Space Invaders e Pac-Man não existiriam. 

2- PAC-MAN



Pac-Man foi originalmente criado pela Namco e lançado pela primeira vez no Japão em 1980. Manteve-se extremamente popular desde seu lançamento até dias atuais e tornou-se virtualmente sinônimo de jogos de videogame em geral. 
Pac-Man também é um ícone da cultura popular dos anos 80. Numa época em que a maioria dos jogos tinham temática espaciais, Pac-Man criou um gênero totalmente novo para os games. 

3 - DONKEY KONG



Donkey Kong foi lançado pela Nintendo em 1981. Após ser mal sucedido no Japão, o jogo tomou a América do Norte como uma tempestade e também tornou-se um dos jogos com muita influência no mundo dos games. 
Donkey Kong foi alegadamente o primeiro jogo a utilizar "cut-scenes" para avançar a narrativa do jogo. Em última análise, o sucesso de Donkey Kong ajudaram a posicionar a Nintendo de forma que dominasse o mercado de videogames na década de 1980 e inicio de 1990. 

4 - SPACE INVADERS



Space Invaders foi fabricado e vendido pela Taito no Japão em 1978. O jogo é considerado um precursor no qual ajudou a definir o tema de atirador espacial nos jogos de arcade. Depois do seu lançamento, o jogo causou uma escassez temporária de moedas de 100 ienes no Japão e arrecadou mais de US$ 500 milhões para a produtora em seus três primeiros anos.

5 - MARIO BROS.



A Nintendo lançou Mario Bros em todo mundo, em 1983. Surpreendentemente o jogo teve somente um sucesso modesto no Japão e não foi bem recebido pela crítica. No entanto, Mario Bros definiu as bases para os futuros jogos de sucesso da Nintendo. 

6 - FROGGER 



Frogger foi introduzido pela primeira vez para arcades em 1981. Ele foi desenvolvido pela Konami e licenciados pela Sega.
Por causa de sua popularidade em todo o mundo, Frogger garantiu sua imortalidade na cultura popular; aparecendo em programas de televisão, desenhos animados e até mesmo em letras de músicas.


7 - Q*BERT



Q * Bert é um jogo de plataforma, publicado em 1982, por Gottlieb. Ele foi bem recebido nos arcades pelos críticos, que elogiaram seus gráficos, sua jogabilidade única e seu personagem principal. O sucesso resultouno uso da imagem do personagem em merchandising, como também aparições em lancheiras, brinquedos e um programa animado de televisão.

8 - GALAGA



Galaga foi criado e publicado pela Namco, em 1981. Ele provou ser extremamente bem sucedido tendo cinco sequências desenvolvidas pela Namco nos anos seguintes. A mais recente sequência é "Galaga Legions", lançado para o Xbox Live Arcade, em 2011.

9 - PHEONIX 



Pheonix foi desenvolvido por Armstar Eletrônica e lançado pela Centuri, em 1980. Após a sua liberação, o jogo tornou-se bem renomado porque ele possuía gráficos a cores, o mais novo recurso do momento. Outro aspecto notável no game é que ele foi um dos primeiros jogos a ter um batalha com um "chefe". Durante a batalha do chefe, o jogador lutava contra a "nave-mãe", o que é visível na imagem acima.

10 - ASTEROIDS 


Asteroids foi lançado em 1979 pela Atari. Teve um imenso sucesso e logo se tornou um dos jogos mais jogados da década de 1980. O jogo era tão popular que, por vezes, operadores de vídeo de arcada tiveram que instalar caixas maiores para manter o número de moedas que eram gastas pelos jogadores. Devido ao sucesso do Asteroid, uma sequência foi introduzido pela Atari, em 1980, com o nome Asteroids deluxe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça