segunda-feira, 2 de março de 2015

Descubra a origem e o significado de alguns dos mais famosos Memes da internet

Mesmo que você não saiba explicar corretamente o seu significado, acredito que todos que navegam pela internet sabem o que é um "meme". Mas a dúvida que fica no ar é de onde eles vieram e como eles surgiram. Como serviço de utilidade pública, trouxemos alguns de seus significados e origens para que, de uma vez por todas, sua mãe possa compreendê-los. 

Trollface




Surgiu em 19/09/2008 na comunidade artística deviantART, com a tirinha publicada por Whynne, mostrando sua versão para a verdade sobre os trolls da internet. Conhecido como "trollface", "coolface", "problem?", embora segundo seu criador, o nome seja mesmo trollface. Feito originalmente no MSPaint.
 Ainda segundo o autor, a figura teria sido inspirada em uma tosca tentativa de reproduzir a expressão do meme "Rape Rodent". Vem sendo continuamente usado como forma de ridicularizar imagens, geralmente dizendo que o alvo da sátira está "trollando", ou mostrar em fóruns de discussão que o autor da postagem estava "trollando" com seus comentários.


Forever Alone



Derivado do "Rage Guy" (FUU), acredita-se que tenha surgido em Abril de 2010, de acordo com o postador do meme original, mas não há links confiáveis para se confirmar o fato. Logo se espalhou por toda a rede em diversos formatos.
Geralmente, é usado para representar situações em que o personagem é solitário ou esquecido. Uma postagem que fica sem respostas em um fórum de discussão pode receber, depois de certo tempo, a imagem do Forever Alone (Sozinho Para Sempre) como resposta; montagens de fotos com o personagem e tirinhas também são facilmente vistas.


Rage Guy (FUUU)




Surgiu no 4chan no fim de 2008, já com o formato de tirinha dividida em 4 quadros, como ainda é visto com frequência. Expressa desapontamento, ira ou insatisfação com alguma situação, geralmente acidental. Também é muito encontrado em montagens com fotos.
A partir dele, surgiram muitos outros memes derivados, como o Forever Alone e o Me Gusta. Continuou restrito ao 4chan até 2009, quando espalhou-se por outras comunidades online.


Me Gusta



Outro derivado do FUU, supõe-se que tenha sido feito por Insert31990, ao postar a imagem em um tópico no Reddit. A imagem original pode ser vista em seu perfil no deviantART.
Um personagem estranho, relacionado ao fato de quem é satirizado gostar de coisas consideradas incomuns ou bizarras.


Challenge Accepted (Desafio Aceito)





Também derivado do FUUU, e apresentado como tirinhas com 4 quadros, descrevendo situações que representam um grande desafio, geralmente impossível - ou quase - de ser realizado.
Acredita-se que sua origem seja os fóruns da Bungie.net, no tópico "When Your Teacher Tells You", de Novembro de 2010.

Fuck Yea






Também da família "FUUU", surgido em formato tirinhas de quatro quadros. Veio dos fóruns aleatórios (/b/) do 4chan, mais especificamente postado em 11/02/2010, mostrando um personagem que se sente ótimo, seja por uma vitória, um prazer momentâneo, ou apenas por achar-se o melhor.


Okay Guy




Oriundo do 4Chan, surgiu em 2010 e representa um personagem que sempre acaba conformado com as situações, mesmo que a contragosto. É uma variação do FUUU, mas em vez de se enfurecer com os acontecimentos, fica triste e as aceita resignado, com a desanimada expressão e a resposta "Okay".


Fsjal




Personagem com os braços em posição de grande expectativa ou excitação, olhos esbugalhados. Teve origem na tira de 2008 chamada "BROTHERSTORY", postada por burgertime em seu perfil no deviantART, sendo depois repostada no tópico sobre games do 4Chan, cerca de um ano depois.
Mais tarde, a imagem seria outra vez postada em um tipo de competição, que dizia algo como "post [id] terminando com 69 vai dar nome a este meme." O post cujo id terminava com 69 dizia apenas "fsjal"; o meme estava criado e rapidamente se espalhou.


Cereal Guy



Personagem comendo cereal, que é usado para expressar reações de surpresa. Sua origem é o fórum SomethingAwful, onde foi postado pela primeira vez pelo designer gráfico Bob Averill (conhecido como Lego_Robot), em meados de 2007.
A tirinha mostrava uma discussão por telefone de um casal, servindo como paródia de comerciais de TV do cereal Reese's Puff, que apresentava o slogan "Candy?!... For breakfast? It's Reese's" (Doce?!... Para o café-da-manhã? Isto é Reese's)


 LOL Guy




Personagem com um riso bizarro, bicudo, usado para mostrar graça ou fazer chacota de alguma  situação. Dizem que surgiu no 4chan, embora tenha sido postado, aparentemente antes, num tópico do Reddit, em 18/06/2010.
O LOL veio de um outro meme, esse de texto e já usado muito tempo antes da imagem, desde os tempos do Usenet, uma das redes de comunicação mais antigas dos computadores. Significa "laughing out loud", ou "rindo alto".


Awesome Smile




Smile popular no 4Chan, Something Awful e outros, tem a origem creditada ao designer de games Chris Ainsworth. De acordo com ele, um smile foi feito para um novo fórum sobre software que estava desenhando, e representaria algo como um "sorriso ridiculamente infantil".
Mais tarde, uma usuária não identificada dos fóruns do Pokemopolis desenhou o meme, onde apareceu pela primeira vez. Esta pessoa teria visto o smile original em seu blog e feito o Awesome Face baseado nele. Usado em referência a coisas fantásticas, geralmente em sentido jocoso.

Pedobear 


Derivado do personagem Safety Bear, no 2Chan, em data desconhecida, tornou-se popular no 4Chan fazendo referência à pedofilia. O nome Pedobear é uma contração de "Pedophilic Bear" (Urso Pedófilo). Em qualquer tópico onde fosse postada uma imagem de criança ou adolescente em pose aparentemente sexualizada, fatalmente a resposta seria o Pedobear, fosse como crítica, ou pelo autor demonstrar estar sendo (de forma reconhecidamente inapropriada) atraído pela figura.
Acima de tudo é uma imagem irônica, não sendo símbolo da pedofilia ou contra ela, mas sim uma abordagem sarcástica do tema, mesmo algumas vezes sendo usada fora do contexto original.


Aww Yeah Guy 




Meme apresentado primeiro em tirinhas com o desenho de um homem de corpo curvado para trás e gritando "AAAWWW YYYEEAA". Em alguma data de dezembro de 2010, alguém postou no Reddit uma ilustração vetorial de J. Jonah Jameson, o chefe de Peter Parker em cena do filme Homem-Aranha 2.

Poker Face 


Exibido tradicionalmente em tiras de quatro quadros, representando um rosto inexpressivo diante de situações socialmente embaraçosas. Teria aparecido pela primeira vez em 2010, em um fórum do 4chan.


Y u No


Também conhecido com Y U No, vem do inglês "why you no", jeito errado de perguntar "por que você não...", sendo completo com qualquer questionamento.  Pode ser expresso tanto por imagem quanto pelas letras. A figura usada é um cara magricelo zangado, que tem origem no manga de sci-fi japonês Gantz.


Are You Serious?




Também conhecido apenas como Seriously?, mostra um personagem geralmente em preto e branco, de uma pessoa perplexa/zangada em reação a uma ação estúpida ou de ignorância.
A origem da versão masculina é o rosto de David Silverman, do American Atheists, que ficou perplexo durante debate com Bill O'Reilly, no canal norte-americano Fox News. Durante a discussão, O'Reilly usou a expressão "tide goes on, tide goes out" (a maré vem, a maré vai) como argumento para a existência de Deus.


Fuck That ( Foda-se essa merda )




Começou a se disseminar a partir do Reddit, depois que o usuário "downlow" postou alguns traços para cartoons que havia feito e ficaram sem uso. Uma delas era baseada na expressão do jogador de basquete chinês Yao Ming, captada durante programa de TV. Um dos membros da comunidade disse que ele parecia dizer "bitch please", como se fizesse chacota de uma opinião. A partir de sua popularização rapidamente veio a versão "dumb bitch" (vadia burra), associado a piadas machistas.
Surgiria outra versão, já com o contexto de "Fuck That" (algo similar ao "nem fodendo" usado no Brasil, foi adaptado para "foda-se essa merda"), em que o personagem encerra um problema ou discussão do modo mais direto - e por vezes exagerado - possível.


Ui 



Surgiu a partir de uma entrevista do astrofísico Neil deGrasse Tyson para o fórum online Big Think. A pose defensiva passou a ser usada como sarcasmo a um argumento arrogante ou agressivo, acompanhada pela frase "Watch out guys, we’re dealing with a badass over here" (Cuidado pessoal, estamos lidando com um cara durão aqui). Montagens sobre "caras durões" foram surgindo e fortalecendo o meme. No Brasil, ele se espalhou com o "Ui" em lugar do "Watch out guys", e progrediu depressa.


Oh Crap (OMG)



Uma expressão aterrorizada, surpresa, chocada, em fundo preto e com letras vermelhas. A tira original, postada no Reddit em 19/08/2010 mostrava dois homens conversando: um deles diz estar insatisfeito pois a mulher vai toda noite à casa do chefe para "testar games de PS3. Parece ser verdade", quando o outro responde (com a expressão do meme) que "O PS3 não tem games". Essa frase surgiu pouco depois do lançamento do PlayStation 3, quando os fãs do videogame da Sony reclamavam da pouca quantidade de lançamentos dizendo que o console "não tinha games".


Fat Son



Publicado pela primeiva vez no 4chan em 14/04/2009, em tiras de 4 quadros, provavelmente inspirado na série "Son, I'm Disappointed" (Filho, estou desapontado), em que personagens em estilo otaku conversam e sempre o pai entra na sala e se decepciona com o teor das conversas.
É usado em várias situações, sempre como uma reação decepcionada. A expressão "What's all this racket, son?" (que bagunça é essa, filho?) da tira original, também foi bastante usada em fóruns como forma de dizer que alguém estava incomodando.

So Close



Criado a partir de imagem do vocalista do Queen, Freddie Mercury, o meme surgiu em 19/07/2011, postada em uma tira no Reddit chamada "Trying new things can lead to success" (Tentar coisas novas pode levar ao sucesso). A pose provavelmente foi tirada de um show da banda no estádio de Wembley.
Seu significado inicial era parecido com o do meme "Fuck Yea", ou seja, uma grande vitória ou conquista de objetivo, mas surgiu depois um derivado (So Close, ou Tão Perto), em que o sentido foi alterado com o braço vitorioso sendo colocado pra baixo - um objetivo quase alcançado.



Bem esses são os mais famosos e possuem diversas variações, mas eu considero como sendo os pioneiros de tudo. Nos diversos países existem muitos outros de acordo com a realidade que o país se encontra e isso daria uma postagem de dias e dias. E é inegável que a internet tornou-se bem mais divertidas com eles. 


Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça