segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Os 10 melhores consoles de videogame de todos os tempos

Sim, nós sabemos! Fazer um post escolhendo alguma coisa e considerar como sendo a melhor de todos os tempos gera muitas controvérsias e é quase certeza de que você não vai concordar com a lista. Mas, mesmo assim, você ainda está aqui para ver a que conclusões chegamos, não é mesmo?

Como a última geração de videogames já se consolidou em praticamente todos os televisores, sentimos que era a hora e o momento apropriado para relembrarmos o que já foi sucesso. 

Para não causar muita briga, fizemos nossa lista e não colocamos em ordem de preferência, mas sim em ordem cronológica de lançamento. Vale destacar que, para organizar esta seleção, nos baseamos nas suas realizações técnicas e sua importância para a indústria dos jogos. 

Podem ficar à vontade para discordar nos comentários abaixo. 


MAGNAVOX ODYSSEY





Ano de lançamento:  1972

Unidades vendidas:  350.000

Jogos notáveis:  Ténis de mesa, Shooting Gallery, Interplanetary Voyage

O avô de todos os consoles de videogame, o Magnavox Odyssey foi onde tudo começou quando se fala em games caseiros. Embora o potencial dos jogos em vídeo já havia sido demonstrado uma vasta de vezes nos PCs desde os anos 1950, foi o Odyssey que trouxe a experiência para as salas de estar das pessoas. Ele merece um lugar na nossa lista, uma vez que foi a primeira máquina que permitiu que dois amigos pudessem se sentar lado a lado e jogar em uma ligação obtendo uma experiência pixelizada. Ele ainda contou com a primeira "arminha", começando a obsessão por jogos de tiro. 


ATARI VCS / 2600


Ano de lançamento:  1977

Unidades vendidas:  30 milhões

Jogo Best-seller:   Pac-Man  (7 milhões)

Se o Odyssey iniciou o movimento de consoles domésticos, o Atari VCS popularizou a experiência. Ele foi um dos primeiros consoles para rodar jogos em cartuchos. Sucessos de Arcade como  Space Invaders  e  Pac-Man  abriu as portas para que o console ganhasse e transformasse a indústria de videogames que passou de uma simples moda passageira para de uma só vez transformar-se em uma indústria de bilhões de dólares (Atari arrecadou mais de US $ 2 bilhões em 1980).


SEGA GENESIS / MEGA DRIVE




Ano de lançamento:  1988

Unidades vendidas:  40 milhões

Jogo Best-seller:  Sonic the Hedgehog  (15 milhões)

O Mega Drive (conhecido como o Genesis nos EUA) é o sistema mais bem sucedido da Sega já lançado, mas a razão não é devido à sua capacidade técnica ou sucesso comercial. O Mega Drive foi importante na medida em que foi o primeiro console a cortejar ativamente um mercado voltado para os adultos. Sim, houve títulos direcionados para os adultos antes do Mega Drive, mas o console de 16 bits da Sega olhou com bons olhos para uma coleção de títulos maduros e encharcados de sangue, como  Mortal Kombat  e  Night Trap,  e simuladores de esportes graficamente superiores, como  NHL 94,  Sensible Soccer  e  John Madden Football '92 . Títulos como  o Sonic ainda deu uma nova vantagem para o gênero de plataforma. O Mega Drive provou que os jogos não eram apenas para as crianças. 


SUPER NINTENDO ENTERTAINMENT SYSTEM (SNES)




Ano de lançamento:  1990

Unidades vendidas:  49 milhões

Jogo Best-seller: Super Mario World  (20 milhões)

Não, nós não incluímos o NES. Sim, ele foi fundamental para a reconstrução da indústria após o acidente dos jogos do final dos anos 70, sim, ele trouxe cor para o jogo -, mas foi o SNES que aperfeiçoou tudo que o NES propôs a fazer, tornando-se por falta de uma palavra melhor, "Super". Foi o sistema que viu os jogos passarem de algo simples, para um mundo mais complexo, com jogos como  The Legend of Zelda: A Link to the Past  e  Chrono Trigger. Sim, o NES era importante, mas o volume de títulos lendários do SNES, foi impressionante ( Star Fox, Mario Kart, Mega Man ​​X, Super Metroid, Final Fantasy IV, Donkey Kong Country ) com isso tornou o console como sendo um dos melhores videogame de todos os tempos. 


PLAYSTATION




Ano de lançamento:  1994

Unidades vendidas:  102.500.000

Jogo Best-seller:  Gran Turismo  (10.850.000)

O alvorecer da era Sony não começou com um estrondo ou um gemido, mas sim com um zumbido glorioso. A briga cabeça-a-cabeça com o Sega Saturn CD  foi curta: A Sega finalmente admitiu a derrota em 1998, depois de perder para o PlayStation no mercado mais importante dos Estados Unidos. Cada aspecto do PlayStation foi um triunfo, a partir da melhoria contínua do seu projeto com o controlador e com a qualidade de seus gráficos em 3D. Foi o primeiro console que alcançou a marca de 100 milhões em vendas.


SEGA DREAMCAST





Ano de lançamento:  1998

Unidades vendidas:  10 milhões

Jogo Best-seller:  Sonic Adventure  (2,5 milhões)

Mau tempo, a competição acirrada, jogos pobres e etc - há uma abundância de desculpas para justificar os motivos da Sega ter falhado. O lançamento muito à frente de seus rivais (pois chegou dois anos antes do PlayStation 2, e três à frente do Xbox e do GameCube), não foram suficientes para mantê-lo vivo. Então por que incluímos ele nesta lista dos melhores consoles de todos os tempos? Porque foi o primeiro a demonstrar com sucesso o potencial dos jogos online na sala de estar. Foi uma aposta que não compensou, mas foi diferente e muito corajosa.


PLAYSTATION 2




Ano de lançamento:  2000

Unidades vendidas:  155 milhões

Jogo Best-seller:  Grand Theft Auto: San Andreas

Esqueça a conectividade online, esqueça os truques de entretenimento. O PlayStation 2 teve esses dois, mas a razão no qual este console da Sony merece um lugar em qualquer lista são os números impressionantes indicados acima. A popularidade deste console garantiu que os jogos continuassem a ser um mercado lucrativo, capaz de ver estúdios ganharem mais dinheiro do que a indústria do cinema. Enquanto os consoles rivais estabeleceram novos legados técnicos, o PS2 produziu títulos mais clássicos do que qualquer outra máquina na nossa lista. Com certeza, este foi o console no qual você desperdiçou a maior parte da sua juventude jogando. 


XBOX 360




Ano de lançamento:  2005

Unidades vendidas:  84 milhões

Jogo Best-seller: Kinect Adventures  (18 milhões)

O PlayStation 2 da Sony constrangeu o Xbox 360. Se esta fosse uma lista com base em números, o PS2 seria o topo tranquilamente, superando sistema rival da Microsoft quase dois-para-um. Mas onde a Sony entregou mais do mesmo, a Microsoft arriscou tudo ao colocar plataformas online no coração do se console - e funcionou. Sendo um computador disfarçado, a 360 defendeu a distribuição de mídia digital agora-padrão e a experiência multiplayer online. Mesmo a adição sutil de um sistema de prêmios ( conquistas ) deu nova vida aos títulos, dando aos jogadores um novo incentivo para voltar a reproduzir aquele jogo que já havia sido finalizado. Vale destacar que o Kinect ainda é o mais vendido "dispositivo eletrônico" da história. 


NINTENDO WII




Ano de lançamento:  2006

Unidades vendidas:  101 milhões

Jogo Best-seller: Wii Sports 

Se Xbox 360, da Microsoft foi influente na definição do futuro em linha de consoles, o Wii da Nintendo foi igualmente importante para provar que o jogo não tem que ser somente sobre armas e músculos. Não tendo conseguido vender mais que a concorrência com o seu N64 e Gamecube, a Nintendo voltou à prancheta de desenho para a sua entrada nos consoles de "sétima geração". Enquanto a Microsoft e a Sony olhoram para atrair os jogadores com seus gráficos brilhantes, a Nintendo foi atrás da multidão "casual" - e funcionou. O Wii é um dos melhores consolas de jogos já feitos, simplesmente porque ele conseguiu reunir jovens e velhos igualmente em torno de uma TV para simplesmente baterem em bolas de golfe. 


NINTENDO 3DS 




Ano de lançamento:  2011

Unidades vendidos:  45 milhões

Jogo Best-seller:  Pokémon X e Y  (12 milhões)

Vocês se lembram dos argumentos no qual usamos indicando os motivos porque o SNES era melhor do que o NES? Bom - é o mesmo que estamos usando para dizer que 3DS é melhor do que o DS e o Game Boy original. Com serviços de jogos e de streaming on-line podemos dizer que o 3DS é portátil mais completo da história dos consoles. 



Um comentário:

Pode comentar, é de graça