quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

10 coisas curiosas que já foram enviadas para o espaço

É cada coisa que já foi mandada para o espaço que chega a soar engraçado. Essa história teve inicio desde a primeira vez que o homem foi mandado para lá. Mesmo as naves não tripuladas já rebocaram esquisitices para os confins do nosso Sistema Solar. Veja agora uma lista com alguns itens curiosos que já conseguiram atingir onde a maioria de nós nunca vai conseguir chegar.


1 - Brinquedos


A lista começa com algo que talvez não pareça tão incomum, pois tudo ou qualquer ferramenta utilizada pelos astronautas pode ser classificadas como sendo "brinquedinhos". Mas o fato é que eu me refiro a brinquedos de verdade.
A partir de 1985 quando o ônibus espacial Discovery levou 11 brinquedos para o espaço, cada vez ficou mais regular essas viagens.
Os brinquedos geralmente fazem parte dos programas educacionais, onde os astronautas ou os cosmonautas dedicam-se a demonstrar como é brincar ou como os materiais se comportam em microgravidades.

2 - Arma de Fogo




Começando em 1986, todas as missões espaciais soviéticas e russas carregavam uma TP-82 pistola de cano triplo com eles. Essa arma era capaz de atirar balas ou foguetes de sinalização. E pasmem, essa arma não era para ser usada contra supostos inimigos alienígenas, mas sim contra lobos siberianos, isso porque a alguns anos antes em uma missão, outros astronautas ficaram presos em uma floresta e sofreram essas ameaças. Pode acreditar. E as armas de fogo ainda fazem parte do kit de sobrevivência russo.

3 - Pornografia





Quando a NASA enviou a nave Apollo 12 para a Lua em Novembro de 1969 a tripulação resolveu fazer uma piada com os astronautas novatos. Quando eles abriram o checklist que estavam em seus pulsos, se depararam com páginas da Playboy junto com comentários maliciosos.  Veja aqui o que eles encontraram.

4 - Sabre de Luz





Em alguns programas espaciais, eram autorizados serem levados kits pessoais. Os itens muitas vezes eram escolhidos para posteriormente serem entregues em forma de presentes.
Em uma dessas viagens,  George Lucas pediu para que o sabre de luz usado por Luke Skywalker no Retorno de Jedi fosse levado ao espaço em homenagem ao 30º aniversário de lançamento de Star Wars - Uma Nova Esperança. Mas, durante a viagem, o sabre de luz passou o tempo todo dentro da sua caixa de isopor.

5 - Moedas





Levar moedas para o espaço pode parecer algo banal, mas se você parar para pensar, para que os astronautas precisariam delas? Será que eles usariam para pagar algum tipo de pedágio interestelar?
Na realidade algumas coisas começaram a serem levadas ao espaço pelo simples interesse de elevação do seu valor e com as moedas não foram diferentes. Quem não gostaria de ter uma rara moeda que já ficou em órbita no espaço não é mesmo?

6 - Promoção de Produtos



(Photo credit: Smithsonian)

Quando a Apollo 11 pousou na Lua em Julho de 1969, 94 por cento das televisões americanas estavam sintonizadas. Isso significava uma exposição que nenhuma empresa poderia deixar passar. Cada contratante que tinha alguma coisa a ver com o envio da nave, elaborou kits de imprensa com o logotipo do voo estampado em sua capa. O suco "Tang" tornou-se a bebida dos astronautas e suas famílias na Terra e Omega Watches foi o relógio que os astronautas usavam na Lua. 
Em seguida, a Coca Cola entrou em ação quando resolveu gastar US$ 250.000 para desenvolver uma lata especial com uma fórmula especial para ser bebida em gravidade zero. Quando a Pepsi ficou sabendo, criou uma também uma bebida parecida. 
Quando o ônibus espacial Challenger foi posto em órbita em 1985, levou com ele 4 latas de cada bebida de cola. A tripulação de 5 pessoas testaram os drinques e odiaram as duas. ( haha)
Até mesmo os Russos entraram na onda. No ano 2000, a Pizza Hut lançou uma campanha para tornar sua imagem mais contemporânea e internacional. Naquele ano eles patrocinaram a agência espacial russa e rebocaram um logotipo de 9 metros ao lado de um foguete Proton não tripulado.

7 - Garrafas com Mensagens Lançadas no Oceano Cósmico 





Após a sonda New Horizons terminar seu estudo de cinco meses sobre o planeta anão Plutão em 2015, ele se tornará o quinto objeto feito pelo homem a deixar nosso Sistema Solar. Anexado em vários lugares do seu casco há recipientes com lembranças, como um CD-ROM com fotos, um selo postal que descreve Plutão, um pedaço de metal da primeira nave tripulada, além de um pequeno material semelhante a uma taça com as cinzas de Clyde Tombaugh, o homem de descobriu Plutão. Há também, outro CR-ROM com 400.000 assinaturas de habitantes da Terra com uma espécie de saudação para as estrelas. 
Em viagens anteriores, já foram montadas coisas mais ambiciosas como por exemplo quando as espaçonaves Voyagers 1 e 2 foram lançadas em turnês no nosso sistema solar. Foi construído um disco medindo 12 polegas feito de cobre e banhado em ouro. Uma espécie de garrafa lançada no oceano cósmico para contar a história da humanidade para extraterrestres. 
No disco havia 115 imagens juntamente com sons naturais como o do surf, o do trovão e o canto dos pássaros, além de uma seleção de músicas, uma mensagem do Presidente Jimmy Carter e saudações em 55 línguas humanas. 

8 - Um Segredo 



(Photo credit: Chris Thompson/SpaceX)

Essa é muito boa, acreditem se quiser, mas já foi lançado ao espaço uma nave não tripulada com uma cápsula escrita "Top Secret". Começou então a circular vários rumores do que havia de tão secreto nessa cápsula. Criativo. 

9 - Hambúrgueres, Cerveja e Bacon





Dois amigos entraram em contato com uma empresa de cerveja perguntando se eles poderiam lançar a primeira cerveja para o espaço. A empresa concordou e o resultado é o vídeo acima.  
Outros já fizeram algo semelhante somente por diversão, como estudantes de Harvard que mandaram um hambúrguer e membros de uma equipe de críquete que enviaram um bacon que depois ainda foi cozinhado e comido. 

10 - Restos Mortais 

A Celestis Memorial Spaceflights envia as cinzas dos seus entes queridos para o espaço em um satélite comercial ou científico.
Os restos são colocados num contentor selado e colocado na sonda Celestis, que é então ligada ao foguete hospedeiro. As famílias se reúnem para assistir a decolagem e recebem um DVD como lembrança.