terça-feira, 18 de novembro de 2014

Os truques secretos na barra de endereço e busca do Google Chrome

O que poucos sabem é que a barra de endereços do Google Chrome, além de acessar sites, inclui a opção de fazer pesquisas, cálculos e conversão de medidas. Confira aqui outros recurso e tarefas que você pode fazer através dessa barra:

1. Cálculos e conversão de unidades




Muito conhecido por usuários do Google, o recurso está presente também no Chrome. Basta digitar um cálculo matemático ou uma fórmula de conversão na barra de endereços para ver o resultado na hora.

2. Escrever textos na aba




Presente em outros navegadores, como o Mozilla Firefox, a função permite transformar a aba atual em um bloco de notas. Para isso, basta digitar “data:text/html, <html contenteditable>”. A página também pode ser salva nos favoritos, caso ache o comando difícil de lembrar.

3. Arrastar palavras para pesquisar



O Chrome possui várias opções para facilitar as buscas dos usuários. Uma delas é a capacidade de selecionar uma ou mais palavras e arrastá-las para a barra de tarefas. Ao fazer isso, o navegador pesquisa automaticamente e retorna com os resultados.

4. Procurar em sites específicos



A função é semelhante ao operador “site:” e permite limitar os resultados da busca a um local específico. Para usar, digite a URL do site desejado e tecle Tab. Em seguida, digite o termo de busca e aperte Enter. Não funciona com todos os sites.

5. Procurar no Gmail ou Drive



O Chrome também permite fazer pesquisas em aplicativos específicos do Google, como o Gmail ou a nuvem do Drive. Para usar esta dica, é necessário configurar o navegador. Acesse as configurações, localize a opção “Pesquisar” e clique no botão “Gerenciar mecanismos de pesquisa”.

Na parte debaixo da caixa, insira o nome do mecanismo a ser pesquisado, uma palavra-chave e o endereço adequado - “http://drive.google.com/?hl=en&tab=bo#search/%s” para o Drive e “https://mail.google.com/mail/ca/u/0/#apps/%s” para o Gmail.

Para usar o recurso, digite a palavra chave escolhida na Omnibar, tecle Tab e preencha com o que você deseja pesquisar.

6. Abrir links em locais específicos




Esta dica é para facilitar a vida de quem gosta de manter as abas organizadas em uma determinada ordem. Ao invés de clicar em um link para abrí-lo, é possível arrastá-lo para um local específico. Você pode selecionar uma aba já aberta ou um espaço entre as abas. Também é possível arrastar palavras para fazer pesquisas.

7. Usar o Chrome como explorador de arquivos



Muitos navegadores podem ser usados para explorar arquivos no próprio dispositivo do usuário, mas como eles não foram programados para este fim, as opções disponíveis costumam ser limitadas. Para acessar, digite “C:/” se estiver usando Windows ou “file://localhost”, caso seu sistema operacional seja Linux ou Mac.

8. Abrir e-mails



Se você usa um aplicativo para gerenciar seus e-mails, é possível abri-lo diretamente através da barra de endereços do Chrome, com o comando “mailto:”. Isto fará com que seja aberta uma nova janela de composição do programa.

9. Ver informações de segurança de um site




Clicando no ícone de página ao lado do endereço na Omnibar, é possível ter acesso rápido a informações referentes ao site visitado, como os cookies usados, permissões e dados de segurança como criptografia.

Fonte: Techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça