quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Os melhores jogos de estratégia

Ao longo dos séculos as pessoas têm desfrutado de bons jogos. Do mais simples, para passar o tempo,  até os mais complexos que usam de estratégia e desafiam os participantes a competirem intelectualmente. O amor do homem pela competição e pelos jogos vem evoluído ao longo das últimas décadas e hoje podemos afirmar que há mais opções do que nunca.

Para esta lista eu não inclui jogos de vídeo game e nem jogos on-line, citarei apenas aqueles que têm peças físicas e reais. A lista foi feita com base levando em consideração se eles são melhores jogados com dois ou mais jogadores.

No século 17 e 18, um grande jogador era admirado e muitas vezes eram os principais líderes militares, pois sabiam organizar como ninguém cenários e planejar ataques diferentes. Atualmente um bom jogador é considerado apenas um nerd.

Preparem-se para entrar no maravilhoso mundo dos jogos de estratégia.

PÔQUER




O jogo de estratégia mais popular dos EUA e, provavelmente, no mundo de hoje é jogado regularmente por dezenas de milhões de pessoas. O jogo é sobre a arte de dominar a sorte em que o elemento aleatório das cartas distribuídas é compensada pelas habilidades envolvidas nas apostas, nos blefes, no cálculo das probabilidades, e tentando descobrir o que o seu oponente está pensando em fazer.
O pôquer tem experimentado um crescimento explosivo ao longo dos últimos 6 anos, e os jogos televisionados tem colaborado muito com isso também.

XADREZ




O xadrez é um dos jogos mais amados do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.
O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte. A única exceção, nesse caso, é o sorteio das cores no início do jogo, já que as brancas sempre fazem o primeiro movimento e teriam, em tese, uma pequena vantagem por isso. Essa teoria é suportada por um grande número de estatísticas, embora alguns especialistas não aceitem a existência de tal vantagem.

GO




Go, Weiqi ou Baduk é um jogo estratégico de soma zero e de informação perfeita para tabuleiro, em que duas pessoas posicionam pedras de cores opostas. É reconhecido como um jogo que envolve grande capacidade estratégica, tendo grande número de praticantes na Coreia, na China, no Japão, nos Estados Unidos e na Europa.

ILLUMINATI




Para muitos um jogo de teoria de conspirações, para outros um jogo de pura diversão. Este jogo apresenta cartões para serem distribuídos para os grupos de jogadores de modo que cada um possa construir suas próprias conspirações através delas.
Junto com o método tradicional de vitória, cada jogador também tem um objetivo individual para cumprir, tornando o jogo muito mais desafiador.
As trapaças são permitidas no jogo e incentivadas desde que você não seja pego.

EIXOS E ALIADOS




Nesse jogo a estratégia tem que estar aliada com um pouco de sorte. Alguns jogadores eliminam os dados e apenas determinam o resultado dos ataques baseando-se em probabilidades.
O jogo original possui toda a guerra mundial, enquanto versões posteriores foram produzidos apenas concentrando a Europa ou o Pacífico. Um jogo que é altamente viciante e que deve ser jogado se você realmente tem tempo, pois utiliza muito do seu. Há relatos de pessoas que jogaram por sete horas.

CARCASSONNE




Este jogo Alemão foi premiado com a Spiel des Jahres em 2001 como o melhor jogo do ano. É um jogo de enorme sucesso, com mais de um milhão de jogos vendidos.
O objectivo do jogo é a construção de cidades medievais fortificadas, campos, estradas e mosteiros, com o uso de blocos. O tabuleiro do jogo vai ganhando novas formas turno após turno, fazendo com que nenhum jogo seja igual ao anterior.
Cada jogo demora cerca de 30/45 minutos, dá para ser jogado por dois a cinco jogadores, maiores de 8 anos. É um jogo de família, com regras simples e rápidas.
Existem também diversas expansões, entre as quais "Carcassonne - Construções e Comerciantes" e "Carcassonne - Pousadas e Catedrais". Com qualquer uma destas expansões, pode ser acrescentado mais um jogador ao jogo, assim em vez de cinco pode ter seis jogadores. No Brasil, acaba de ser lançado com o nome de "Domínio de Carcassonne".

DESCOBRIDORES DE CATAN




Foi o primeiro Jogo de Tabuleiro de Estilo Alemão a alcançar popularidade fora da Europa. O jogo tornou-se popular em parte devido à sua mecânica extremamente simples, no entanto o jogo é extremamente dinâmico, com inúmeras possibilidades. A nível puramente recreativo o jogo tem algumas características que o tornam adequado a ser jogado em família. Por exemplo, ninguém é eliminado, e jogadores que ficam para trás no progresso do jogo dispõem sempre de objetivos quantificáveis e dentro de alcance, como construir uma cidade numa certa localização. Em termos de competitividade, o jogo mostra até onde pode chegar a mente humana em termos de análise e estratégia adaptativas.

DUNGEONS & DRAGONS




Jogadores de D&D criam personagens que embarcam em aventuras imaginárias em que eles enfrentam monstros, reúnem tesouros, interagem entre si e ganham pontos de experiência para se tornarem incrivelmente poderosos à medida que o jogo avança. O D&D se destaca dos wargames tradicionais por permitir que cada jogador controle um personagem específico, ao invés de um exército. Miniaturas ou marcadores em um tabuleiro quadriculado são usados ocasionalmente para representar esses personagens. O D&D também apresentou o conceito de Mestre de Jogo (Dungeon Master ou DM, no original), que atua como juiz e narrador e é responsável por manter o cenário ficcional do jogo e aplicar as regras a cada situação descrita.

CIVILIZAÇÃO 




Neste jogo você precisa ajudar os outros jogadores a fim de promover as suas próprias sociedades. O jogo possui uma boa lição de moral, além de ser altamente divertido de jogar. Uma versão online do jogo tem sido notavelmente bem sucedido.

MAHJONG 




O Mahjong é um jogo de estratégia e habilidade que surgiu na China. Segundo um mito, atribui-se a criação do jogo no ano 500 A.C. ao filósofo Confucius. O jogo enraizou-se na cultura oriental e chegou na cultura ocidental perto de 1900.
No ano de 2010, o Mahjong foi considerado o jogo de mesa mais jogado no Japão, sendo que em 2008 existiam cerca de 7,6 milhões de jogadores no prórpio Japão. A presença do jogo é tão grande, que ele aparece em alguns mangás e animes.

Para saber mais sobre este jogo clique aqui

DIPLOMACIA 




Diplomacia é um jogo de tabuleiro, de guerra e estratégia. Acontece na Europa na época da Primeira Guerra Mundial. 
Cada jogador controla as forças armadas de uma das potências européias: Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Império Austro-Húngaro, Rússia e Turquia. Os jogadores manobram armadas e exércitos no tabuleiro, fazendo e quebrando alianças ao longo da partida. O jogo termina quando há um acordo entre os jogadores sobreviventes ou quando um jogador controla mais da metade do continente.

RISCO 




A ideia do jogo é a conquista do mundo original no qual cada jogador envia seus exércitos para a batalha para conquistar continentes e, finalmente, o mundo. O jogo tem um elemento aleatório grande, uma boa quantidade de estratégia, e é divertido para a confecção de alianças e eventuais traições. 

GAMÃO 




O jogo envolve um pouco de sorte com dados rolando e algumas estratégias com planejamento de movimentos. Tem sido muito popular desde os anos 1700. Hoje, há um número satisfatório de clubes que se dedicam ao jogo e há também um campeonato mundial realizado anualmente em Monte Carlo.

MONOPÓLIO




O jogo de tabuleiro mais popular e imitado do mundo possui participantes como senhorios tentando comprar propriedades, construir casas e hotéis, e monopolizar áreas por preços mais altos. O jogo tem sofrido críticas por ser demasiadamente simplista, mas ainda é considerado um clássico por muitos e é um grande jogo para as crianças. 

DAMAS




Este jogo popular entre as crianças dispõe de discos que se movem ao longo de uma grade 8 × 8 pulando as peças do adversário para removê-los do jogo. Ele apresenta estratégia pura e sem sorte, mas tende a ser simplista pelos padrões de hoje.

DOMINÓ 




O jogo apresenta peças feitas de cerâmica com um número sobre eles. Os Jogadores devem combiná-los tentando esvaziar suas mãos, juntando um dos números com o da peça que está sobre a mesa. Os Dominós também são conhecidos por serem capazes de ficar em pé em longas filas, de modo que quando se é derrubado todos eles caem em uma fileira. Um passatempo muito popular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça