domingo, 12 de outubro de 2014

A origem do dia das crianças



Nesse dia em que todo mundo vira criança, o blog conta um pouco sobre a origem dessa data especial.

O dia 12 de outubro já está inserido no nosso calendário de datas importantes. O feriado é um grande motivo de alegria para as crianças – que já o identificam como a data de ganhar presentes e fazer passeios divertidos com a família.

O que muitos não sabem é que o Brasil foi o primeiro país a ter uma data especial para as crianças. A ideia veio do político Galdino do Valle Filho, que teve sua proposta aprovada pelo presidente Arthur Alves – oficializando o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças, por meio do decreto n°4.867, de 5 de novembro de 1924.

Foram décadas para que a data caísse no gosto dos brasileiros. O Dia das Crianças só entrou no calendário das festas nos anos 1960, quando empresas de produtos infantis fizeram uma promoção para aumentar vendas – daí o simbolismo da troca de presentes.

Assim como no Brasil, alguns países também possuem uma data especial para os pequenos. Na Índia, é comemorado em 15 de novembro; já em Portugal, a data é 1° de junho.

Com tantas comemorações, existe uma data universal criada pela ONU (Organização das Nações Unidas): 20 de novembro, o dia em que foi criada a Declaração Universal dos Direitos da Criança. No documento, existe uma série de direitos válidos aos pequenos, como alimentação, amor e educação.

Existem alguns lugares do mundo com festas bem diferentes da nossa. No Japão, por exemplo, meninos e meninas possuem datas e tipos de festa diferentes. Elas festejam a “festa das bonecas’, em 3 de março. Já os meninos têm o 5 de maio para eles, e as famílias enfeitam as casas com bonecos guerreiros e bandeiras decoradas com carpas.

Na Nova Zelândia, a data é usada para as crianças homenagearem algum animal nativo do país.

Na Noruega, o Dia das Crianças é festejado junto às homenagens ao país (dia 17 de maio). Não há uma programação especial para os pequenos, mas eles participam dos desfiles de rua, levando a bandeira nacional nas mãos.

Na Turquia, a data possui uma programação muito interessante: os pequenos se tornam governadores do país por um dia – um momento muito aguardado pela criançada.

Vi aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça