segunda-feira, 19 de maio de 2014

As manifestações contra a Copa, realmente são legítimas?





Começo esta postagem deixando bem claro que não pretendo deixar a minha posição sobre a realização ou não da Copa do Mundo no Brasil. Minha intenção é discutir e fazermos pensar sobre as "manifestações" que vem acontecendo no Brasil todo.

Manifestação é uma forma de ação de um conjunto de pessoas em favor de uma causa ou em protesto contra algo. As manifestações são uma forma de ativismo, e habitualmente consistem numa concentração ou passeata, em geral com cartazes e com palavras de ordem contra ou a favor de algo ou alguém.

As manifestações têm o objetivo de demonstrar (em geral ao poder instalado) o descontentamento com relação a algo ou o apoio a determinadas iniciativas de interesse público. É habitual que se atribua a uma manifestação um êxito tanto maior quanto maior o número de pessoas participantes. Os tópicos das manifestações são em geral do âmbito político, econômico, e social.

Quando voltamos ao ano de 2013 quando parece que "virou moda" sairmos para rua em manifestação, a causa parecia justa, eramos contra o aumento da tarifa dos ônibus, mas não somente isso, eramos contra os impostos abusivos que vinham sendo cobrado. Isso parecia ser legítimo. 

Porém, mesmo após a causa ser considerado como ganha, ainda muitas pessoas continuaram saindo para a rua em manifestação e não ficava realmente claro qual era o principal objetivo. E é exatamente o que está acontecendo nos dias de hoje.

Por que quando ligamos a televisão e vemos os veículos de comunicação nos deparamos com depredação, com bagunça, com ônibus pegando fogo? Qual é o objetivo de tudo isso? 

Por que quando saímos para trabalhar ficamos pensando de como será a volta, logo que, avenidas principais podem estarem bloqueadas?

As manifestações do ano anterior teve um apoio geral, pois parecia legítimo. As que vem acontecendo este ano parece que são comandadas por vândalos que tem somente como objetivo fazer uma bagunça e queimar tudo. Pois pensamos bem, se estamos reclamando com o dinheiro gasto na Copa, porque então há a necessidade de queimar ônibus públicos? Eles não sabem que é do nosso bolso que sai o dinheiro para a reposição destes ônibus? É algo de como fazer manifestação contra a poluição global acendendo uma fogueira na praia. 

Ao meu ver isso é algo muito mais político do que popular, pois ao meu ver os rumos das eleições deste ano vai depender diretamente ao sucesso ou não da Copa do Mundo no Brasil. 

Claro que o dinheiro da Copa poderia ter sido aplicado em outa coisa e com benefícios melhores, mas essas manifestações extrapolaram o limite e só estão manchando a imagem que o Brasil tem lá fora. Depois vem pessoas reclamar de episódios dos Simpsons ou do South Park estereotipando o nosso país. Estamos manchando nossa imagem com essas manifestações que parecem não ter um fundamento. 

Os protestos são livres para todos, mas só os pertinentes e despidos de vandalismos ou chantagens merecem ser acolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça