terça-feira, 15 de abril de 2014

Os Projetos fracassados de estádios para o Corinthians - Viva! Temos um estádio!

Demorou quase 104 anos, mas o Corinthians, enfim, pode se orgulhar e dizer que de fato tem o seu estádio. Na manhã desta terça-feira, a construtora Odebrecht entregou a arena ao clube, em cerimônia realizada no local, em Itaquera - 15 de abril estará marcado para sempre na história como o dia em que a casa do Timão ficou pronta.

O clube, enfim terá seu local de jogos, a Arena Corinthians.




A Arena Corinthians começou a ser construída em maio de 2011, e terá capacidade para 68 mil torcedores durante os jogos da Copa. Após o evento, no entanto, as arquibancadas temporárias serão retiradas e o estádio passará a comportar 48 mil pessoas. Apesar que há quem diga que as arquibancadas temporárias permanecerão mesmo após o término da Copa. Somente mais adiante essa informação será confirmada ou desmentida. 

O sonho corintiano de ter um estádio demorou, mas foi realizado graças, principalmente, ao lobby do clube (em especial do ex-presidente Andrés Sanchez) com o governo federal, que, através do BNDES, liberou um empréstimo de R$ 400 milhões para a obra

É sobre esse sonho e essa demora que o blog pesquisou e encontrou alguns projetos fracassados que o clube já apresentou para erguer seu estádio. 

Mais de uma dezena de projetos de estádio fracassaram antes de o Timão ter a Arena Corinthians. 

O primeiro projeto de estádio do Corinthians que se tem notícia é de 1968. Batizado de Corintião, seria construído no Parque São Jorge, mas foi abandonado por falta de dinheiro.


O segundo projeto surgiu no final da década de 70 com o então Presidente Vicente Matheus e foi batizado de Coringão 2 e seria construído também em Itaquera. 




Entre 1999 e 2000 o Corinthians fez uma parceria com a Hicks Muse  que colocou muito dinheiro no time e finalmente parecia que o sonho do estádio sairia do papel. Chegou a ser comprado um terreno na Rodovia Raposo Tavares, porém envolvido em muita polêmica, nem o projeto e nem a parceria foi pra frente virando até caso de polícia. Abaixo uma maquete de um dos projetos apresentados.




Houve também um projeto para reformar a Fazendinha no Parque São Jorge.

Esse projeto é de 1979 


Já este projeto é de 2005 



Este é de 2008 e tinha como previsão de custo R$350 milhões. Outra concepção da Fazendinha.



Já foi falado em concessão do Pacaembu, projeto do Banco Excell e Projeto da Wtorres que antes de construir para o Palmeiras, quiseram construir para o Corinthians. Foi apresentado até mesmo um projeto feito por torcedores que tinha como ideia captar recursos e construir um estádio para entregar ao Corinthians e que, obviamente, fracassou rapidamente.

Um projeto feito por torcedores



Foram muitos anos de espera, mas ela acabou. Assim como as piadas dos rivais. A partir deste 15 de abril de 2014, o torcedor pode se orgulhar e dizer: o Corinthians tem um estádio!


Fonte - Globo.com
Fonte das fotos - Jornal Lance!
Referência - Jornal Estadão 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode comentar, é de graça