segunda-feira, 10 de março de 2014

Dez filmes com adolescentes rebeldes que você deve assistir

A fase da adolescência diz ser uma das mais difíceis para ser vivida tanto para os jovens quanto para os pais. A fase que muitos chamam de "aborrecência", é àquela em que os jovens podem experimentar ou fazer uso de drogas, além de ser àquela em que passam por mudanças e tem as primeiras experiências sexuais.

É nessa fase também que muitos começam a ficar rebeldes, começam a ficar revoltados, a baterem o pé e acham que podem fazer tudo o que eles quiserem.

Sobre esses assuntos, os produtores de cinemas sempre fazem filmes que mostram a realidade e o que pode ocasionar a rebeldia ou o abandono desses adolescentes. 

Na semana em que começa a campanha de vacinação de HPV para meninas entre 11 e 13 anos, o blog selecionou 10 filmes que abordam bem à fundo esses assuntos e que são ótimas pedidas para você assistir e indicar aos seus filhos ou simplesmente saber mais sobre o tema. Uns podem ser assistidos por toda a família, outros eu recomendo a verificação da classificação etária. Acompanhem:

1 - Juventude Transviada




Um filme de 1955, mas que mostra uma realidade ainda atual. O filme conta a história de Jim Stark um encrenqueiro que fez seus pais se mudarem de uma cidade para outra e que, em uma madrugada, é preso por embriaguez e desordem. Na cadeia, enquanto espera seus pais o buscarem, conhece outros jovens revoltados. Um filme que aborda uma possível relação superficial entre pais e filhos e que pode ser um divisor de águas para muita gente. Eu, particularmente não assisti, mas a aceitação do público que já assistiu, fez com que merecesse um lugar nesta lista.  


2- Eu, Christiane F, 13 anos, Drogada e Prostituída




Este filme eu tive o prazer de assistir e é um filme muito forte que mostra a realidade nua e crua. 
Na cidade de Berlim, nos anos 70, a adolescente Christiane é uma jovem comum que mora com a mãe e a irmã caçula. Ela sonha em conhecer a "Sound", discoteca mais moderna e badalada do momento. Menor de idade, ela consegue entrar com a ajuda de uma amiga, conhece um rapaz e começa a se aproximar das drogas. Primeiro álcool, depois maconha, calmantes, LSD, heroína. Imersa no submundo do vício, ela passa a prostituir-se.
É interessante a forma que é tratada o vício das drogas neste filme, de modo que a dependência é tanta que a personagem chega a um ponto deplorável. Serve de alerta àqueles adolescentes que acreditam que ser "descolado" é frequentar lugares "badalados" e fingirem fazer parte de "uma turma". É baseado em um livro com o mesmo nome. 


3 - Clube dos Cinco




Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas completamente diferentes, enquanto o dia transcorre eles passam a aceitar uns aos outros, fazem várias confissões e tornam-se amigos. Assim como os outros filmes, este também passa uma ótima mensagem. 


4 - Curtindo a Vida Adoidado




Um clássico dos cinemas, um clássico da Sessão da Tarde. Com uma ótima atuação de Matthew Broderick, este filme é mais voltado à família, pois aborda o tema de adolescentes rebeldes de forma mais divertida. O autor aborda muito bem os interesses adolescentes que só pensam em diversão. 
Ferris Bueller sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada, seu melhor amigo e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio e de sua irmã.
É sempre bom poder assistir a este filme e, não querendo passar spoiler, mas já passando, é interessante como ele para a cidade, mas mesmo assim não é descoberto e nem pego no final. 


5 - Cry-Baby




Baltimore, 1954. Lá vive Wade "Cry-Baby" Walker, um bad boy que é líder de um grupo. Ele é conhecido como "Cry-Baby" em virtude de chorar apenas por um olho, mas agora está apaixonado por uma jovem rica que é criada pela avó que considera "Cry-Baby" um delinquente juvenil e não quer vê-lo junto da neta. Além disto, o atual namorado da jovem é líder de uma gangue que está totalmente contra "Cry-Baby" e o resto dos delinquentes juvenis, assim lidera uma guerra santa contra eles. Isto gera pancadaria e vandalismo e os jovens delinquentes são considerados culpados pelo caos, mas são liberados pelo juiz, com exceção de "Cry-Baby", que é mandado para um reformatório.
Apesar de não parecer lendo assim a sinopse, o filme é considerado como sendo uma comédia dramática musical. 


6 - Almas Gêmeas




Duas jovens, Pauline Parker e Juliet Hulme, iniciam uma amizade que se torna uma relação extremamente obsessiva. Elas ignoram a preocupação dos seus pais, que são contra essa estranha união. Seguindo um pacto de vingança, as adolescentes começam a planejar um assassinato para evitar uma possível separação.
Embora o desfecho pareça assustador, a brilhante interpretação da jovem Melanie Lynskey não deixa dúvida que Pauline era uma psicopata presa à uma realidade individual e que encontra na amiga Juliet a cumplicidade perfeita para seu mundo de fantasias e paixões. Verifique a classificação etária do filme. 


7 - Diário de um Adolescente 




Este eu assisti antes mesmo de entender da vida, onde muitos trechos importantes do filme passaram por mim despercebidos, pois era uma criança inocente ainda. Mas lembro que o pouco que eu entendi já foi suficiente para tirar boas lições do filme. 
O filme conta a história de um adolescente que era um promissor jogador de basquete, mas que põe tudo a perder quando se afunda no submundo das drogas e, para manter seus vícios, ele rouba e se prostitui. 
Um filme que lembra bastante Christiane F, mas voltado a um protagonista do sexo masculino, mas as consequências são as mesmas. Recomendado. 


8 - Kids



Nova York serve de cenário para mostrar o conturbado mundo dos adolescentes, que indiscriminadamente consomem drogas e quase nunca praticam sexo seguro. Um garoto, que deseja só transar com virgens, e uma jovem, que só teve um parceiro mas é HIV soropositivo, servem de base para tramas paralelas, que mostram como um adolescente pode prejudicar seriamente sua vida se não estiver bem orientado.


9 - Aos Treze




Outro filme que eu assisti e tenho conhecimento para falar sobre ele. Confesso que me decepcionou bastante, pois esperava muito mais dele. Talvez esperasse algo semelhante ao filme Christiane F ou Diário de um Adolescente, mas infelizmente deixou a desejar. Acredito que poderia ter abordado mais determinados assuntos. Quando o filme acabou eu pensei: "Mas já?"
Tracy  é uma adolescente inteligente e uma aluna brilhante. Um dia ela se torna amiga de Evie, a garota mais popular da escola. Esta a apresenta ao submundo do sexo, das drogas e da mutilação, o que cria uma nova Tracy e a coloca em conflito com seus colegas, professores e, principalmente, com sua mãe. Mais um filme que mostra que nem sempre a coisa mais popular é a melhor. 


10 - The Bling Ring 




Nicki,  Marc, Rebecca, Sam e Chloe, entre outros jovens de Los Angeles têm em comum uma vida meio vazia, de pais ausentes, que não tem a menor noção do que as filhas estão fazendo nas ruas, durante o dia e, pior, durante a noite. Fascinados pelo mundo glamuroso das celebridades das revistas, como Paris Hilton, e artistas como Kirsten Dunst, o grupo começa a fazer pequenos assaltos na casa dessas pessoas, quando descobrem que entrar nas residências deles não é nada difícil. Cada vez mais empolgados com "os ganhos", o volume dos saques desperta a atenção das autoridades, que decidem dar um basta nos crimes dessa garotada sem limites. Baseado em fatos reais. Verifique a classificação etária. 



Claro que faltaram filmes nesta lista e isso foi feito propositalmente para que você, leitor do blog, pudesse participar desta postagem. Então, deixe nos comentários outros filmes que abordam este tem e que não foi lembrado por mim e que são ótimas indicações para serem assistidos. Ok? Não esqueçam. Abraços e até a próxima. 


14 comentários:

  1. foda esses filmes (:

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Já assisti a maioria!

    ResponderExcluir
  3. Ameí, Era os filmes que eu procurava...

    ResponderExcluir
  4. TÓ A PROCURA DE UM FILME QUE ADORDE O USO DE DROGAS, MAS QUE SEJA PARA PRÉ ADOLESCENTES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os melhores filmes dessa lista que abordam sobre o uso de drogas é "Aos Treze", "Diário de um Adolescente" e "Crhistiane F", mas para pré adolescentes que imagino que seja entre 10 a 12 anos não aconselho esses não.

      Excluir
  5. Aos Treze e Kids melhores filmes ❤️

    ResponderExcluir
  6. Gente assistam também "Segundas Intenções" com a reeze witerspoon * não sei se escrevi corretamente o nome!* É muito bom! Fala sobre sexo e da perversão de adolescentes privilegiados de NY

    ResponderExcluir
  7. As virgens suicidas eu achei mt interessante, deixa a desejar mas é bonzinho. Eu gostei

    ResponderExcluir
  8. meu filho sempre escondia as coisas de mim, falava q ia em um lugar mais ia em outro. Foi então que eu resolvi instalar o www.brunoespiao.com.br no celular dele, agora não tem como mentir para mim

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. LIVE WEBCAM MODELS WANTED!
    MAKE MORE THAN $10,000 PER WEEK.
    SIGN-UP AS A BONGA MODELS WEBCAM MODEL TODAY!

    ResponderExcluir
  11. queria achar o filme q aparece essa cena https://lh3.googleusercontent.com/4ZkY6NKr_zl0X5eyXOj3ZZjbDPmK4oUJb5WUiufYYczwvxlihEzh9KfflgctF3vptGm2=s85

    ResponderExcluir

Pode comentar, é de graça