quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Como é comemorado o Natal ao redor do mundo


O Natal é uma festa comemorada no mundo todo.
Não importa o idioma, a raça, a condição econômica  a idade ou o clima. Cor, alegria, esperança  amor, presentes, música criam o clima festivo desse evento universal e cada pais segue uma tradição, respeitando na linha evolutiva do tempo as lendas e os costumes elaborados pelos antepassados.
As tradições envolvidas na comemoração do natal são muito antigas e foram se renovando no decorrer dos séculos. Durante esse tempo algumas culturas acabaram marcando suas festividades natalinas com aspectos regionais. Conheça algumas das tradições natalinas ao redor do mundo:


O Natal na Suécia




Nos países escandinavos o natal tem seu início em 13 de Dezembro, data em que se comemora o dia de Santa Luzia. Nas festividades desse dia existem tradições natalinas muito peculiares como uma procissão em que as pessoas carregam tochas acesas. Na noite de Natal, a filha mais velha se veste de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela leva cuidadosamente café e bolinhos para cada membro da família aos seus quartos. De resto, as tradições de natal suecas são muito parecidas com as do resto do ocidente.


O Natal na Finlândia



Na Finlândia há a estranha tradição natalina de frequentar saunas na véspera de natal. Outra tradição natalina na Finlândia é visitar cemitérios para homenagear os entes falecidos.

O Natal na Rússia



Na Rússia o natal é comemorado no dia 7 de janeiro,13 dias depois do natal ocidental. Uma curiosidade é que, durante o regime comunista, as árvores de natal foram banidas da Rússia e substituídas por árvores de ano novo. Segundo a tradição natalina dos russos, a ceia deve ter muito mel, grãos e frutas, mas nenhuma carne.

O Natal no Japão




No Japão, onde só 1% da população é cristã, o natal ganhou força graças à influência americana, depois da segunda guerra. Por questões econômicas, os japoneses foram receptivos com algumas tradições, como a ceia de natal, o pinheirinho e os presentes de natal.
O Natal no Japão e cheio de significados e a troca de presentes fortemente apreciada pelos japoneses. As crianças adoram conhecer a historia do nascimento de Jesus em uma manjedoura porque e quando travam contato com a ideia de "berço" já que os bebes japoneses não dormem neles.

O Natal na Austrália



Na Austrália o natal é usado para lembrar as raízes britânicas do país. Tal como na Inglaterra, a ceia de natal inclui o tradicional peru e os presentes de natal são dados na manhã do dia 25. Uma curiosidade: devido ao calor alguns australianos comemoram o natal na praia.

O Natal no Iraque



Para os poucos cristãos residentes no Iraque a principal tradição natalina é uma leitura da bíblia feita em família. Há também o “toque da paz”, que segundo a tradição natalina do Iraque, é uma benção que as pessoas recebem de um padre.

O Natal na África do Sul



O Natal na África do Sul acontece durante o verão, quando as temperaturas podem passar dos 30 graus. Devido ao calor, a ceia de natal acontece em uma mesa colocada no jardim ou no quintal. Tal como na maioria dos países, tradições como árvores de natal e presentes de natal são quase obrigatórias.

O Natal na Inglaterra



Na Inglaterra as tradições natalinas são levadas muito à sério. Não é à toa, já que o país comemora o natal há mais de 1000 anos. Presentes de natal, pinheirinhos decorados e músicas natalinas são mais comuns na Inglaterra que em qualquer outro país do mundo.


O Natal nos Estados Unidos




O Natal americano é rico em cor e brilho. Semanas antes do Natal, milhões de pessoas percorrem as ruas das cidades em busca dos presentes para a família  As decorações das lojas e Shopping Centers são conhecidas no mundo todo. Nas casas, a decoração com lampadas coloridas, bonecos de neve, velas vermelhas e guirlandas feitas de plantas verdes completam o clima natalino. Na véspera de Natal vizinhos se unem para cantar "Christmas Carols" (canções de Natal), mostrando o espirito de confraternização.  As crianças penduram meias na lareira e na manhã do dia 25 de Dezembro abrem os presentes tão sonhados. O prato tipico americano é o peru recheado acompanhado de frutas tropicais.


O Natal na Índia




Os cristãos na Índia decoram pés de manga e bananeiras no Natal. Algumas pessoas decoram suas casas com folhas de manga. Em partes da Índia  pequenas lampadas de argila são acesas com óleo e servem também para decorar a casa.


O Natal na China





As casas são enfeitadas com lanternas e árvores de Natal com correntes e flores de papel. As crianças penduram meias e esperam pelo Papai Noel. Já que a grande maioria dos chineses não e cristã, a maior celebração do inverno é o Ano Novo Chines, no fim de janeiro. Nessa data as crianças recebem roupas e brinquedos novos e são servidos pratos especiais.


O Natal na Itália





A principal entrega de presentes  é no dia 6 de janeiro, em lembrança a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. As crianças esperam a visita da Befana que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. De acordo com a lenda, os três Reis Magos pararam durante a ida até Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora. Ela negou ajuda e então eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora sentiu depois um aperto no coração  mas os Reis Magos já estavam muito longe. A lenda conta que A Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus e tem varias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa.

O Natal em Portugal






Em Portugal o Natal e igual ao nosso, com missa e ceia. As crianças esperam pelos presentes que Papai Noel vai colocar em seus sapatos e tanto a ceia como o almoço do dia 25 são dados normalmente na casa dos parentes mais velhos.


O Natal em Belém




Em Belém, a cidade onde Jesus nasceu, o Natal e comemorado com peregrinos e tribos árabes da região  que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço.  Segundo a tradição  esse é o berço de Jesus, que e conservado na igreja e apenas montado na noite de 24 para 25 de dezembro. Depois que termina a missa, os franciscanos oferecem uma ceia aos peregrinos: apenas pão preto acompanhado de vinho.


Espero que tenham gostado de conhecer um pouco da cultura de outros países. Abraços e até a próxima.

4 comentários:

  1. Muito bom conhecer o Natal pelo Mundo, não é? Obrigado pelo site.

    ResponderExcluir
  2. Este site é muito bom.

    ResponderExcluir
  3. poderia aprofundar um mais sobre esses natais todos os sites dizem a mesma coisa q tem nesse q diferenciar? fica a dica

    ResponderExcluir
  4. na Itália, a principal entrega de presentes não é no dia 6 de janeiro, como escrito no artigo. naquele dia se comemora a Epifania ou Befana, que é outra coisa. a entrega dos presentes de Natal é feita nos dias 24 e/ou 25 de dezembro

    ResponderExcluir

Se gostou da postagem, enriqueça ela nos deixando um comentário =D