segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Famosas empresas brasileiras que faliram

Quem vê certas empresas grandes no Brasil, não consegue imaginá-las falindo. Empresas como Casas Bahia, Magazines Luíza ou até mesmo redes de televisão como Globo e Rede Record estão longe de passar pelo imaginário popular como tendo crises ou qualquer outra coisa que possa fazê-las fecharem suas portas. Ao contrário desses exemplos que citei, abaixo citarei empresas famosas no Brasil que por vários motivos decretaram falência e fecharam suas portas. Acompanhem: 

Mappin 






"Mappin, venha correndo, Mappin, chegou a hora, Mappin, é a liquidação" - Famoso Jingle   


 Com Razão Social de Casa Anglo-Brasileira S/A, a loja de departamentos Mappin foi uma das mais tradicionais do ramo no Brasil. Foi uma das pioneiras dos comércios varejistas e foi a primeira ao colocar etiquetas com preços na vitrine e  propulsora do crediário.  Definitivamente era a loja da elite Brasileira e era, até mesmo, confundida com cartões postais de São Paulo.
Encerrou suas atividades em 1999 sendo decretada falência. 

Lojas Brasileiras 




Outra tradicional loja de departamento e variedades. Encerrou suas atividades também no ano de 1999 após uma série de prejuízos que vinham ocorrendo desde 1996. Possuía 63 lojas espalhadas pelo Brasil. As Lojas Marisa, a qual pertence à mesma família, ocupou as lojas próprias da rede Brasileiras. 

Lojas Arapuã 




"Arapuã ligadona em você!"  - Slogan famoso

Até o meio dos anos 90 a Arapuã disputava mercado com Ponto Frio, Casas Bahia e outras principais lojas de varejo. Com dificuldades financeiras, a empresa atrasou o pagamento de fornecedores e viu seu império de 300 lojas sumir.  


Redes G. Aronson




Esse cara ai de cima é o Girsz Aronson fundador das Redes G. Aronson que foi uma rede de varejo com sede em São Paulo especializada na venda de eletrodomésticos. O império da rede de lojas, chegou a contar com 38 unidades no estado de São Paulo e um faturamento de R$ 350 milhões por ano.
Em Junho de 1999 ( caramba também em 1999) a G. Aronson faliu, com dívidas de R$ 65 milhões. Na época o comerciante culpou a explosão da inadimplência e a redução do poder de consumo da população.   

Mesbla 




Mesbla S/A foi uma cadeia de lojas de departamentos que também teve sua falência decretada no ano de 1999 junto com as lojas Mappin que teve seu controle acionário adquirido pelo mesmo empresário. Na realidade tanto o Mappin quanto o Mesbla estavam passando por crises e o empresário Ricardo Mansur assumiu as lojas, mas que infelizmente não conseguiu reergue-las.
A falta de dinheiro no caixa era mais grave do que o empresário pensava, fora os atrasos de pagamento de fornecedores que já era algo crônico.  A última loja da rede, fechou suas portas em 24 de Agosto de 1999 em Niterói.  


Tv Tupi 





A Rede de Tv Tupi foi a primeira emissora de televisão do Brasil e da América do Sul e a quinta do mundo. Foi a pioneira em telejornais, novelas entre outras coisas. Era líder absoluta nos anos 60 e as emissoras concorrentes aprimoravam sua programação para lutar pela audiência. Foi nesse canal, com muita criatividade ( pois não tinham satélites) que foi feita a primeira transmissão ao vivo no País. 
No final dos anos 70 devido a uma má administração criou-se vários problemas financeiros e a tv começou a perder investimentos, qualidade e audiência. Para completar, a Rede Globo começou a impor um domínio avassalador e a Rede Tupi enfraquece.
Em 16 de Julho de 1980, após vários escândalos, atrasos de salário e greves, a concessão da emissora foi cassada pelo governo brasileiro e o sinal da TV Tupi foi cortado. Antes foi feito uma leitura de uma mensagem dirigida ao Presidente da época pedindo para que a estação não fosse fechada. Durante o vídeo e as mensagens citadas, os funcionários puseram na tela os dizeres " Até breve, telespectadores Amigos. Tv Tupi". Uma das frases mais marcantes no dia do fechamento foi: "Nos deixe trabalhar".
Eu sempre achei que a Tv Tupi era a Tv Globo, mas na realidade o Grupo Silvio Santos assumiu a Tv Tupi de São Paulo e Grupo Bloch assumiu a Tv Tupi Rio, SBT e rede Manchete respectivamente. O prédio da emissora atualmente é a sede da Abrilradiofusão que gera o canal MTV Brasil.


Rede Manchete 




Quando eu pesquisei sobre este Rede de televisão, me deu até um mal estar seguidas de frases como " Eu lembro disso" e " Então foi por isso". Vivi e acompanhei, mesmo sem entender do assunto, a falência desta emissora.  A rede Manchete era conhecida pelas transmissões de carnavais e pelos sucessos das suas novelas. Um dos seus maiores sucessos foi a novela "Pantanal".
O canal também ficou conhecido por passar diversas séries de origem japonesas como Jaspion, Jiraya, Super Sentais e etc e obteve muito sucesso, muito sucesso mesmo. Essas transmissões abriram portas para outras emissoras irem atrás deste mercado. Além desses programas, passava também desenhos considerados clássicos da década de 50, 60, 70 e 80 como Dom Quixote, Josie e a Gatinhas, Manda-Chuva entre outras.
Permaneceu no ar até o dia 10 de Maio de 1999 ( esse ano é abençoado) declarando falência depois de várias crises e muita confusão. Atualmente a concessão é da Rede Tv!.   


 Transbrasil 





A Transbrasil foi uma das três maiores companhias aéreas brasileiras. Foi fundada em 1951 e encerrou suas atividades em 2001 depois de muita crise. 



Varig Brasil 




A Varig foi uma das primeiras companhias aéreas do Brasil. A Viação Aérea Rio Grandense era uma das mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo concorrendo até mesmo com a inigualável  PanAm. A empresa era conhecida pelo seu requintado serviço de bordo em todas as três classes. 
Pensando somente em retornos financeiros, medidas não foram tomadas para solucionar as crises e apesar das inovações que as linhas aéreas faziam, na Varig as coisas não estavam indo nada bem. A diretoria não tomava posição nenhuma para diminuir as dividas da empresa . Além disso a Varig já estava perdendo espaço para a TAM - Linhas Aéreas e a Gol Transportes Aéreos que conquistou o público com suas passagens baratas.
Em Abril de 2007 a Gol transportes aéreas compra a Varig.


Vasp 





A Vagabundos Anônimos Sustentados pelos Pais Viação Aérea São Paulo foi uma empresa de aviação comercial brasileira com sede na cidade de São Paulo. 
Fez muito sucesso e no começo dos anos 90 a VASP  foi privatizada e seu novo presidente iniciou uma agressiva expansão internacional aumentando sua frota, porém a empresa não conseguiu sustentar o crescimento. Deixou de pagar obrigações, salários leasings e até taxas de navegação e tiveram que reduzir sua frota. 
Com uma imagem arranhada e uma frota absoleta, a empresa foi perdendo terreno, sobretudo após a entrada da Gol no mercado.
Depois de paralisações e poucas ocupações, a Vasp parou de voar em 2005, quando a DAC cassou sua autorização de operação.  Suas aeronaves hoje estão paradas por aeroportos por todo o país, testemunhas de uma triste página da aviação comercial brasileira.


________________________________________________________________________________

Querendo ou não, a história dessas empresas confundem-se com a história do país. Espero que tenham gostado e todas as informações foram tiradas do Wikipédia, levando em consideração as fontes citadas do próprio site. Abraços e até a próxima.

26 comentários:

  1. Gostei do post, foi bem o que vc disse "a história dessas empresas confundem-se com a história do país". Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. (Vagabundos Anônimos Sustentados pelos Pais), como o(a) dono(a) pode publicar umas palavras dessas? Vocês deveriam retirar isto do site, pois e uma falta de respeito com os leitores e também com os pesquisadores ou jornalistas, pois eles querem publicar(fazer reportagem)e encontram isto.

    Deixarei meu Email embaixo para caso de informação.
    lala10@globo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. afff , foi só uma diversão, só vc para se importar com isso.

      Excluir
    2. Na verdade não é "sustentados pelos PAIS e sim pelo PAÍS".

      Excluir
    3. tanta informação boa e vc lê errado...conhece acento???

      Excluir
    4. Affs,foi uma brincadeira sua idiota.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. uhuuu gostei do post!minha mãe disse q havia compra a televisão e a geladeira dela na loja arapuã...

    ResponderExcluir
  5. Muito mais fecharam, como a Barbosa Freitas,Casas Barki, Sears, Tonelux, Oticas Lutz Ferrando, Lloyd Brasileiro, Panair.É uma lista enorme que não tenho paciencia para por aqui.

    ResponderExcluir
  6. E tem mais, Casa José Silva,Adonis,5ª avenida,Casa Tavares,Economica,A Exposição,Temper. Algumas deram cano nos fornecedores, outras simplesmente colocaram um caminhão na porta e fugiram com as mercadorias e poucas pagaram seus fornecedores e funcionários.

    ResponderExcluir
  7. Casas Pernambucanas e Importadora Guanabara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Casas Pernambucanas não faliram. Seguem operando sob o nome "Pernambucanas". Porém as operações no Rio foram a falência e deixaram de existir no Ceará e quem diria, no Pernambuco!

      Excluir
  8. e você ainda acredita que a propaganda é a alma do negocio... rssssssssss não sei se sabem mais uma desta loja ai o Mappim foi a primeira loja a ter fechamento as 0:00hs depois tbm foi a primeira loja a ter as portas abertas 24hs e mais propagandada da época quem lembra da musiquinha mais vou dizer uma coisa nunca fui influenciado a comprar nada por propaganda salvo algumas q se deixam levar e o fazem por ex. gosto de coca cola porque ela é gostosa mais ninguem pode falar q não vou beber outro refrigerante até porque o brasil adora experimentar as coisas dai sim se vc fizer um produto bom digo na area alimentia e for gostoso e barato se pode ter certeza q vai ter consumo ex. esse é o salgadinho Torcida e refrigerante Dolly se vc conhece eu acompanhei suas introdução no mercado e sei q tem até propaganda mais a não é a propaganda q vende e fez elas crescer foi o preço qualidade e a aplicação dos seus vendedores só isso bom se vc ñ acredita eu não posso fazer nada eu to falando pois tenho argumento pra isso sou promotor de vendas a 25 anos e vi tudo isso de pertinho até no primeiro ano das 2 empresas q citei se vc conhece uma das maiores feiras de Supermercadistas do Pais a APAS realizada no centro de convenções center norte eu estive nesta feira e vou dizer vcs precisavam ver a Dolly e a Torcida os seus Stands na feiras eram do tamanho da Coca Cola nossa seria exagero se algeum tivesse me contado isso mais como acompanhei sei do q to falando detalhe fundamental estas 2 empresas até então nunca tiveram PROPAGANDA NENHUMA NA TV, RADIO, JORNAL ou qualquer outro veiculo de comunicação se não acredita procure conversar com vendedores antigos e eles vão te contar tudo q falei aqui, desculpe mais eu nunca acreditei em propaganda e pra mim tem uma ai em cima Manchete e Rede Tupi de Televisão pra eles quero dizer q a propaganda não tinha custo algum mais mesmo assim faliram então tire sua conclusão e dexe eu seguir a minha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, aprenda a usar vírgula, por favor.

      Excluir
    2. Amigo...25 anos como promotor ou repositor, completamente ignorante, se viu que não sabe escrever...nunca te disseram para não falar sobre o que não conhece? Você é um PROFUNDO DESCONHECEDOR do que significa propaganda, e quanto ela gera de grana. Vai se informar... aproveita e estuda.

      Excluir
    3. Querido
      Torcida é da Elman Chips, que é do Grupo Pepsi
      Outra que talvez vc não saiba Dolly é da Coca....

      Excluir
  9. e você ainda acredita que a propaganda é a alma do negocio... rssssssssss não sei se sabem mais uma desta loja ai o Mappim foi a primeira loja a ter fechamento as 0:00hs depois tbm foi a primeira loja a ter as portas abertas 24hs e mais propagandada da época quem lembra da musiquinha mais vou dizer uma coisa nunca fui influenciado a comprar nada por propaganda salvo algumas q se deixam levar e o fazem por ex. gosto de coca cola porque ela é gostosa mais ninguem pode falar q não vou beber outro refrigerante até porque o brasil adora experimentar as coisas dai sim se vc fizer um produto bom digo na area alimentia e for gostoso e barato se pode ter certeza q vai ter consumo ex. esse é o salgadinho Torcida e refrigerante Dolly se vc conhece eu acompanhei suas introdução no mercado e sei q tem até propaganda mais a não é a propaganda q vende e fez elas crescer foi o preço qualidade e a aplicação dos seus vendedores só isso bom se vc ñ acredita eu não posso fazer nada eu to falando pois tenho argumento pra isso sou promotor de vendas a 25 anos e vi tudo isso de pertinho até no primeiro ano das 2 empresas q citei se vc conhece uma das maiores feiras de Supermercadistas do Pais a APAS realizada no centro de convenções center norte eu estive nesta feira e vou dizer vcs precisavam ver a Dolly e a Torcida os seus Stands na feiras eram do tamanho da Coca Cola nossa seria exagero se algeum tivesse me contado isso mais como acompanhei sei do q to falando detalhe fundamental estas 2 empresas até então nunca tiveram PROPAGANDA NENHUMA NA TV, RADIO, JORNAL ou qualquer outro veiculo de comunicação se não acredita procure conversar com vendedores antigos e eles vão te contar tudo q falei aqui, desculpe mais eu nunca acreditei em propaganda e pra mim tem uma ai em cima Manchete e Rede Tupi de Televisão pra eles quero dizer q a propaganda não tinha custo algum mais mesmo assim faliram então tire sua conclusão e dexe eu seguir a minha...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela reportagem, pois também já fali empresas, e isso me fez escrever um livro com diversas dicas para os novos empresários não caírem nas armadilhas que encontrarão no mundo dos negócios.

    Aproveito a oportunidade para convidar mais 5 empresários que também faliram empresas a se juntarem comigo para enriquecer mais ainda o lançamento do meu livro.

    Esse meu projeto envolve o lançamento de um livro e a venda de um -grande projeto para bancos, governo e a igreja universal. ( OBJETIVO DO LIVRO E DO PROJETO É REDUZIR A MORTALIDADE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS )

    o titulo do livro será: o segredo do sucesso, faça o que falamos, mas não faça o que fizemos.

    segue meus contatos para interessados:

    Tel. 11 5177-9470
    e-mail: cicero.barros@outlook.com, cicero@dirigindobem.com.br

    CICERO BARROS

    ResponderExcluir
  11. Banco Bamerindus do Brasil...

    ResponderExcluir
  12. Eu fiz parte dessa história. Trabalhei na Arapuã por 16 anos e, não imaginava que isso pudesse acontecer com essa empresa. Foi a melhor empresa do varejo para se trabalhar nessa época.

    ResponderExcluir
  13. Banco Banespa, Supermercados Paes Mendonça, Supermercados SÉ, Banco Bamerindus, Banco Nacional, Willys Overland do Brasil, DKW Vemag do Brasil, Miura...

    Inúmeras

    ResponderExcluir
  14. Que feio! UM blog escrever a palavra ´´vagabundos´´,fora isso muito bom...

    ResponderExcluir
  15. 2013. Empresas de Televisão Rede Globo, só não entrou na falência porque, os donos pedem dinheiro público, através de manobra politica. Forçando políticos a aprovarem politicas relacionadas a cinema, dizendo que cinema é arte e com isso ganhar verba milionárias. Um exemplo foi um ator da Rede Globo, Guilherme Fontes, que pediu R$ 25 milhões reais dos cofres públicos para fazer filme e nunca mais devolveu o dinheiro.

    ResponderExcluir
  16. Gente burra e ignorante que não entende o que a VASP hoje é usada nas redes sociais com aquele nome. O dono do blog só fez uma brincadeira, parem de ser chatos bando de mal comidos.

    ResponderExcluir

Se gostou da postagem, enriqueça ela nos deixando um comentário =D