segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Escolha do nome da bola oficial da Copa do Mundo de 2014

Já está disponível no site do GLOBOESPORTE.COM a enquete que vai decidir qual será o nome da bola da Copa do Mundo de 2014 que será disputado aqui no Brasil.

A eleição ocorrerá até o dia 02 de Setembro e será nós torcedores que iremos escolher entre os três nomes que representam traços e características mais marcantes do Brasil.

Você poderá escolher entre os nomes BOSSA NOVA, BRAZUCA ou CARNAVALESCA entrando neste link aqui, ou clicando na imagem abaixo.




A evolução e a história das bolas

Com mais de 80 anos de experiência e paixão pelo esporte, a adidas criou um conjunto de tecnologias para milhões de jogadores de futebol em todo o mundo.
A adidas começou a desenvolver bolas de alta performance em 1963, quando a maior parte das bolas eram pesadas e marrons. Quando a FIFA encomendou à adidas a primeira Bola Oficial da Copa do Mundo, em 1970, a empresa tornou-se a principal marca de futebol no mundo.

Uruguai 1930


No primeiro Mundial, a bola era de capotão, pesada, fechada com cordas, que ficavam à mostra. E houve uma particularidade no jogo decisivo. Por falta de acordo entre Uruguai e Argentina, no primeiro tempo da final foi usada uma bola Argentina. E no segundo, uma pelota Uruguaia.

Suécia 1958      


Para o Mundial disputado na Suécia, foi aberto um concurso internacional para a escolha da bola que seria utilizada naquela copa. E a empresa vencedora foi uma pequena companhia sueca. Foi com o modelo nos pés que Pelé e Garrincha encantaram o mundo e ajudaram o Brasil a ser campeão mundial pela primeira vez.


Chile 1962


Em 1962, a bola seguiu sendo uma coadjuvante dos craques, sem grandes detalhes. Era marrom, cor original do material com que era fabricada, o couro. E foi com ela que o Brasil conquistou seu segundo título mundial, no Chile.


México 1970 - adidas Telstar    



A Telstar foi a primeira bola de futebol branca a ser decorada com pentágonos pretos. A sua configuração consistia em 32 painéis costurados a mão, criando uma bola redonda perfeita. A Copa do Mundo de 1970, no México, foi a primeira a ser televisionada ao vivo e o desenho da Telstar - o nome significa "Estrela da Televisão" - foi feito para tornar a bola mais visível para as televisões preto e branco.


Alemanha 1974 - adidas Telstar e adidas Chile



Duas bolas adidas foram usadas na Copa da Alemanha em 74. A Telstar fez novamente sua aparição, e explorando o êxito dessa bola, a adidas introduziu uma nova versão toda branca, denominada adidas Chile (inspirada na bola toda branca que foi usada em 1962 no Chile). Os materiais e as técnicas usadas na Telstar e na Chile foram idênticos àqueles de quatro anos atrás.


Argentina 1978 - adidas Tango  



Em 1978, o futebol teve outra revolução com o desenho da Tango adidas. Mais uma vez, a adidas criou uma bola que se tornaria "um clássico do futebol". Vinte painéis com tríades criavam a impressão visual de 12 círculos idênticos. Nos anos seguintes todas as bolas oficiais da Copa do Mundo FIFA foram inspiradas neste design.


Espanha 1982 - adidas Tango España




O desenho da Tango foi ligeiramente alterado em 1982. Contudo, a Tango España apresentou uma inovação tecnológica: apresentou costuras de couro seladas à prova d'água. Isso reduziu drasticamente a absorção de água pela bola, além de minimizar o aumento de peso.  

México 1986 - adidas Azteca



A bola oficial de 1986 revolucionou a produção de bolas de futebol. A adidas Azteca foi a primeira bola de futebol totalmente sintética. O uso de materiais sintéticos aumentou a durabilidade e minimizou a absorção de água. O design da adidas Azteca foi o primeiro a ser inspirado na cultura do país anfitrião da Copa do Mundo, mostrando murais astecas no meio das tríades do Tango. 


Itália 1990 - adidas Etrusco Unico



A adidas Etrusco Unico foi produzida completamente com materiais sintéticos e à prova d´'água. Para remeter a cultura italiana, seu design mostra três cabeças de leões etruscos dentro de cada uma das vinte tríades da Tango.  

Estados Unidos 1994 - adidas Questra





Em 1994, a adidas introduziu  uma bola de alta tecnologia, a adidas Questra, com uma camada de espuma de polietileno branca. Esta camada fez da Questra uma bola mais suave ao toque, mais controlável e com muito mais velocidade.


França 1998 - adidas Tricolore




A adidas Tricolore foi a primeira bola oficial multicolorida. A Tricolore oferecia uma camada de espuma sintética avançada, uma matriz apertada e regular, composta por enchimento de gás, fechamento individual e micro balões altamente duráveis. Também foi usada uma tecnologia de impressão "under glass", aumentando a longevidade e visibilidade do design da bola.


Coreia/Japão 2002 - adidas Fevernova      



A Fevernova possuía uma camada de espuma sintética refinada, que garantiu a bola características superiores de performance, e chassi costurado em três camadas, permitindo mais previsão e previsibilidade da trajetória da bola. O colorido da bola é revolucionário e o uso das cores foi inteiramente baseado na cultura asiática.


Alemanha 2006 - adidas+Teamgeist   



Para a 10ª edição da Copa do Mundo FIFA que a adidas é a patrocinadora, a marca representará outra inovação revolucionária quanto a desenho e tecnologia. A nova bola da adidas foi oficialmente apresentada no dia 9 de Dezembro de 2005, durante o sorteio da Copa do Mundo, em Leipzig, na Alemanha.     


África do Sul 2010 - adidas Jabulani



Para o primeiro mundial realizado no continente africano, a bola oficial da competição recebeu o nome de Jabulani ("celebração" em Bantu, um dos dialetos sul-africanos). A bola tem 11 cores, uma referência  ao número de jogadores em campo, ao total de idiomas oficiais da África do Sul e ao número de tribos que formaram o país.

Eu já tenho o meu nome favorito para a escolha do nome oficial da Copa do Mundo de 2014, mas deixo vocês compartilharem a opinião de vocês. E sobre a história das bolas das copas, pra mim a mais marcante foi a Telstar , pois representa o começo da evolução.

Pois bem, por hoje é isso. Espero que tenham gostado e não esqueçam de votarem. Abraços.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se gostou da postagem, enriqueça ela nos deixando um comentário =D