segunda-feira, 5 de março de 2012

Livros da coleção Vagalume que deveriam virar filmes


Assistindo ao programa Omelete Tv me deparei com uma matéria sobre os livros da coleção Vagalume que deveriam virar filme.



A série vagalume é uma coleção de livros lançada pela Editora Ática a partir de 1972 que tinha obras voltadas principalmente para o público infanto-juvenil. Os livros da série possuem uma linguagem simples e envolvente, que busca despertar o gosto e o habito de ler. 
Utilizados em larga escala por professores ao longo dos anos, os livros da coleção Vaga-Lume marcaram a vida de milhões de brasileiros e foram também a porta para o sucesso de muitos escritores que iniciaram suas carreiras escrevendo para a série. A coleção ao longo do tempo teve algumas alterações no seu formato, mas, é inésquecivel suas capas clássicas e suas imagens, onde os objetos ou pessoas ficam para fora do quadro tanto na capa e também no miolo.






Esta coleção vai adaptar aos cinemas o filme "O Mistério do Cinco Estrelas" que foi escrita por Marcos Rey. O livro é uma trama que gira em volta do Emperor Park Hotel, um luxuoso cinco-estrelas de São Paulo que abriga muitas pessoas importantes, porém uma série de acontecimentos misteriosos muda a rotina do mensageiro do Hotel, à partir desses acontecimentos que a trama é desenrolada. A vida desse mensageiro é posta em risco até que o mistério seja resolvido. Este livro é de 1981 e a dúvida quanto a adaptação ao cinema é em questão de atualizar ou não a historia, mas vai ficar por conta dos produtores do filme. É esperar para ver.





Há rumores de que o livro "O Escaravelho do Diabo" possa também virar um filme. "O Escaravelho do Diabo" é um livro também de 1981 e trata-se de um livro de história policial, em que assassinatos estranhos envolvem a trama. Os fatos acontecem na cidade de Vista Alegre. Pessoas inocentes são vítimas de um estranho assassino nomeado "Inseto", que antes de matá-las, às envia um pequeno embrulho contendo um escaravelho. A aparência e o nome científico dos insetos alude à arma utilizada no assassinato. 




Baseando-se no sucesso destes livros, que estão próximo de virarem filmes, listarei agora os livros clássicos desta coleção que gostaríamos de ver nos cinemas. Acompanhem:

Livros clássicos da serie vagalume que gostaríamos de ver no cinema

1 - A Ilha Perdida de Maria José Dupré 




É um livro de 1973 que conta a história de dois meninos que vão passar as férias na fazenda de seu Padrinho e se deparam com uma misteriosa ilha, então os dois resolvem ir escondido passar um dia nesta ilha, porém seus planos mudam quando se perdem na ilha e  ficam sem barco para voltar para a fazenda. Á partir daí a aventura começa. Será que a ilha é perdida mesmo? Será que alguém mora nessa ilha?
Eu particularmente gosto muito deste livro, ainda tenho ele guardado com carinho dentro da minha gaveta. É uma leitura que eu recomendo e acho que uma adaptação para o cinema é garantia de sucesso.

 
2- A Turma Da Rua 15 de Aquino Marçal




O desaparecimento de um amigo, leva a turma da rua a investigar um casarão suspeito, onde vive um homem com uma grande cicatriz no rosto. Um belo livro de suspense que daria um bom filme com certeza!

3- O Rapto do Garoto de Ouro de Marcos Rey




É um livro do ano de 1982 e é a sequência do livro O Mistério do Cinco Estrelas. O livro narra a segunda aventura do trio de detetives amadores juvenis criado por Marcos Rey. 
A história se passa no bairro Bela Vista (Bexiga), São Paulo, e conta o rapto de um menino, que se tornou um recente astro de rock conhecido como Garoto de Ouro e que iria comemorar seu aniversário de 16 anos em uma cantina, próxima à sua casa, com os amigos e a família, quando é raptado. Seu desaparecimento passa então a ser investigado pelo trio de protagonistas. 
Um filme com sequência, é tudo que os produtores de cinema precisam. 

4- Trilogia do Xisto de Lúcia Machado de Almeida

Uma trilogia totalmente pronta, sendo somente necessária a adaptação ao cinema. Acompanhe ( não necessariamente nesta ordem): 

a- Xisto e o Pássaro Cósmico



Um disco voador se espatifa no mar, dando inicio a uma sequência de fatos estranhos que obrigam Xisto a entrar em ação...


b-  Xisto No Espaço 


Para impedir que Rutus destrua o Universo, Xisto tem de empreender uma longa e perigosa viagem interestelar e enfrentar alienígenas.


c-  Aventuras de Xisto





Com a ajuda de seu fiel escudeiro, Xisto, um herói jovem, simpático e determinado, revive o encanto das histórias da época de ouro da cavalaria medieval, na eterna cruzada do bem contra o mal. É um livro de 1968.

5- Office-Boy Em Apuros de Bosco Brasil




De repente, este livro pode ser adaptado ao cinema nos dias de hoje e, ao invés de Office-Boy, pode ser um Motoboy por exemplo.
O livro conta a história de um cotidiano cheio de encrencas de um office-boy que tem que aguentar a perseguição do chefe e descobrir qual das garotas gêmeas é sua verdadeira paixão.  

Quem já leu algum livro dessa coleção, sabe que são histórias de ótima qualidade e se algum desses livros citados fossem parar nas telas do cinema, quem sabe os filmes brasileiros tenham um destaque maior no exterior.

Espero que vocês tenham gostado da matéria e que, se possível, procure ler algum desses livros ou qualquer outro desta coleção. O hábito da leitura nunca se perde no tempo. 

Se possível compartilhe conosco algum livro que você já tenha lido da série vagalume que você acredita que seria interessante ver adaptado aos cinemas e deixe nos comentários. 
Abraços e até a próxima.