quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cotas?!







Ao contrario de muitos assuntos que CONSIDERO tão simples e que em alguns casos geram tantas polêmicas, o tema de hoje sim, acredito que seja algo polêmico de verdade, apesar de que EU não o CONSIDERO polemico.
Cotas acho que podemos dizer que é um numero RESERVADO para determinado tipo de pessoa, em determinado ambiente, digamos assim. No caso do meu post, eu vou falar de cotas para negros em escolas/faculdades/cursos.
Minha idéia para o post surgiu quando eu estava fazendo minha inscrição para a ETEC, onde lá, os inscritos que se autodeclararem NEGROS. Então daí resolvi fazer o post sobre.
EU, particularmente não sei dizer se sou contra ou a favor [em cima do muro.. ARREGôôôô]. Não sei se sou porque existem dois lados da moeda, e são estes lados que vou falar agora:
1º Por este angulo, as cotas são uma forma de preconceito com os negros. Isso pq entende-se que o NEGRO não tem capacidade suficiente para entra naquele determinado ambiente/local/escola/curso/facu/etc.. Ou pelo menos é assim que eu entendo. E essa SUPOSTA incapacidade acaba acarretando um aumento no preconceito. Traduzindo, o que foi criado com o objetivo de incluir o negro e diminuindo a desigualdade, pode acabar muitas vezes gerando-o.
2º Agora o segundo lado, que é o que me faz não achar as cotas algo tão errado, é que, alem de seu objetivo ser o de incluir o negro e diminuir a desigualdade [CÓPIA DO PARAGRAFO ACIMA], é q EU NÃO SOU TROXA! Eu sei que não são todos os que têm oportunidade na vida, de poder estudar e tal, até por haverem vários fatores SÓCIOECONOMICOS E CULTURAIS [sou foda e falei bonito DENOVO!!], mas infelizmente a vida é assim. Se há estas cotas, eu não sou tão orgulhoso assim para não aceita-las =D .Que venha mais e mais cotas, pois assim aumentam minhas chances de entrar onde quero.. =D
Sei que este 2º ponto de vista é bem.. vamos dizer.. ridícula talvez, ou um pouco egoísta, mas é a verdade. Eu não sei se são muitos os que pensam assim, ou seé um pensamento pequeno, mas é o que tem pra hoje.
Na inscrição que fiz pra etec mesmo, eu acho que vou conseguir minha vaga fácil fácil, pois vou ganhar uma pontuação extra por estar dentro de vários requisitos. SER NEGRO, ter estudado minha vida toda em escola publica, SER NEGRO, por saber escrever meu nome COMPLETO, SER NEGRO, por NÃO ser ARGENTINO, SER NEGRO, e por vários outros motimos.. kkk
Zuera, mas os dois primeiros são verdade. E.. se é uma forma de aumentar minhas chances, o pq de não aceita-las?
Beleza! Esse foi o lado 2 da moeda. Agora vamos para o lado 1 novamente, ou para o lado 1+2 ou 1/2..
Mesmo tendo um objetivo nobre, as cotas são algo que podem ter um efeito contrário o do que se espera. Pelo menos as cotas raciais, que é a que estou dando maior ENFASE.
Mas este não é o único tipo de cota. Existem outros tipos de cotas que acho que são muito validos. A dos INVALIDOS [.. kkk .. desculpe, mas saiu sem querer =( ].
Muitas pessoas que tem alguma deficiência física e/ou mental tem muitas dificuldades, para encontrar um emprego por exemplo, sem contar o preconceito que sofrem. Então nestes casos eu acho que são muito bem vindas as cotas, pois, estaria ajudando estas pessoas, que realmente necessitam.
E no caso da cota racial não, pois, eu acho que nasci INTEIRO, sem faltar nenhum dedo, ou perna, ou com duas cabeças, ou com qualquer dificuldade. Todos nós somos iguais, apesar de existirem diferenças, então chego a conclusão de que temos a mesma capacidade, independente de que raça/etnia/cor formos. =D
O post foi este, e está acabando por aqui, mas recapitulando, como eu dizia no começo, este poste teve seu inicio quando eu estava fazendo minha inscrição na ETEC. Isso ocorreu na casa do nosso mano Alan John. E na hora que vi sobre as cotas, logo pensei em fazer este post. Ele, por sua vez [FALEI BONITO MAIS UMA VEZ], também demonstrou interesse no post. Então, deixo a sugestão para ele, que em seu post de sexta-feira post sua versão sobre o assunto. =D
Espero que tenha gostado pessoal, e até a próxima quarta-feira!! =D


2 comentários:

  1. Eu sou contra as cotas para os negros. Em uma sociedade que os negros buscam igualdade, as cotas representam justamente que eles são diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns VNC, otimo post, e eu também sou contra a cotas pelo mesmo motivo do Daniel... mais uma vez, um Puta Post de qualidade, parabéns!

    ResponderExcluir

Pode comentar, é de graça