segunda-feira, 2 de maio de 2011

Desenhos Animados Brasileiros

Muitos de vocês conhecem os desenhos animados de origem japonesa, os chamados "Animes". Conhecem também os de origem americana como por exemplo, "Luluzina" ( Little Lulu) ou "Três espiãs demais" (Totally Spies).
Agora quando eu falo em desenho animado brasileiro vocês só se lembram da "Turma da Mônica" do saudoso Cartunista Maurício de Souza.
Mas fiquem sabendo que existem outros desenhos de origem brasileira que fazem ou não sucesso e o blog fala-ê traz eles aqui para vocês:

1-Turma da Mônica



Baseada nas histórias em quadrinho da Turma da Mônica este desenho é muito famoso no Brasil e conta a história de uma turminha de crianças que passam por diversas aventuras no Bairro do Limoeiro. Seus personagens principais são:

Mônica - Uma menina meiga que é sempre incomodada pelos meninos por ser baixinha e dentuça. Anda pra cima e pra baixo com um coelhinho de pelúcia que por vezes usa para bater nos meninos.
Cebolinha - Um personagem que além de incomodar a Mônica tem como caracteristica principal somente 5 fios de cabelo e um problema na fala chamado Dislalia que o faz trocar as letras R das palavras pela letra L.
Cascão - Melhor amigo do Cebolinha e juntos elaboram planos para incomodar a Mônica, sua principal características é a de não gostar de tomar banho e tem paixão por sugeira. Adora também jogar futebol sendo o mais habilidoso da turma.
Magali - É a melhor amiga da Mônica e tem como caracteristicas ser muito gulosa e comilona e adora seu gato Mingal.
Chico Bento - Um típico caipira que vive na roça e nos mostra como é viver na perfeita paz do campo.

Veja um episódio aqui

2-Antunes e Bandeira



É um dos primeiros desenhos animados brasileiros da década de 80 feita pela Quadro Produções. Conta a história de um tamanduá detetive Bandeira e seu ajudante atrapalhado Antunes que é uma anta gordo e vivem fazendo as mais doidas investigações.

Veja um episódio aqui

3-As Aventuras de Gui & Estopa




Stress e Relax são cachorros, sendo que o primeiro apenas pensa em dinheiro e o segundo tem espírito de artista. Eles são produtores independentes, que decidem fazer um longa de animação chamada "As Aventuras de Gui & Estopa". Ao longo do processo eles aprendem os percalços da realização de um desenho animado, desde o roteiro até seu lançamento nas salas de cinema.

Veja um episódio aqui

4-De onde vem ?



Exibida pela TV PinGuim, pela TV Escola, pela Tv Cultura, Tv Rá- Tim-Bum e Tv Brasil; o desenho tem como objetivo tirar dúvidas corriqueiras de crianças até 6 anos de idade e gira em torno da menina Kika que sempre fica com dúvidas sobre de onde vem certas coisas. Kika sempre pergunta aos pais que sempre dão respostas paliativas, então os personagens representados por objetos respondem as dúvidas de Kika.

Veja aqui a animação

5-Dogmons!


São cães que foram raptados por alienígenas e transformados em cães mutantes com super poderes e com habilidades de transmutação para a forma de combate. Em busca de paz, os Dogmons lutam apenas para sobreviverem contra os perigos de Canis-2B, um planeta distante. É uma animação brasileira em forma de anime parecido com Pokémon e Digimon.

Veja a chamada do desenho aqui

6-Escola de Princesinhas




É um desenho brasileiro de menina da TV Rá-Tim-Bum sobre uma escola que reúne todas as princesas de contos de fadas. Apesar das pessoas reclamarem, as personagens principais parecem Princesas da Disney:

Bianca- É uma princesa baseada na Branca de Neve.
Cindy- É uma princesa baseada na Cinderela.
Hime- É uma princesa baseada na Mulan.
Iriá- É uma princesa baseada na A Princesa e o Sapo.
Zade-É uma princesa baseada na Jasmin do Aladim.

Vejam o trailer aqui

7-Escola pra Cachorro



Os episódios mostram cinco cãezinhos que passam o dia em uma "creche" para animais, onde brincam, aprendem e fazem muitas amizades. O desenho é veiculado no Brasil pela Nickelodeon e também pela TV Cultura.

Conheça a animação aqui

8-Fudêncio e Seus Amigos



Fudêncio e Seus Amigos é uma série de desenho animado de caráter adulto da MTV Brasil. A historia gira em torno do personagem Fudêncio que é Sarcástico, macabro, cínico, sem vergonha. Fudêncio está longe de ser um herói de desenho exemplar. Em qualquer escola normal, esse garotinho com tachinhas na cabeça estaria na sala da diretoria. Mas na EEPSG José Mojica Marins, Fudêncio é aclamado como herói, mesmo com seu vocabulário resumido a "mimimi mimi" (que todos entendem perfeitamente, já que cada ritmo é uma palavra).
Sempre se dando melhor que Conrado nas brincadeiras.
Conrado é o outro personagem principal da série e ele pode ser resumido a "um completo ímã de todos os azares e infortúnios existentes". Tem 9 anos de idade e uma cabeça de caqui, frequentemente confundida com um tomate. Para piorar ainda mais sua pobre vida de estudante, Conrado ainda é o alvo predileto das maldades de Fudêncio e tremendamente apaixonado por "uma" coleguinha de sua classe, mas sem suspeitar de sua verdadeira sexualidade.

Acompanhe um episódio aqui

9-Juro que vi

É uma série de desenho animado brasileira que explora os personagem do folclore brasileiro, tais como o Saci, a Iara e o Curupira. Os episódios são feitos com a participação de alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e recontam as lendas de maneira atual abordando temas como como direito dos animais, proteção ambiental e preconceito.

Acompanhem o episódio da Iara aqui

10-Kiara e os Luminitos



Kiara e os Luminitos é um desenho animado brasileiro apresentado pela TV Rá-Tim-Bum. Ele usa traços similares a animes de Super Deformed (que aparenta caricaturas).O desenho se passa no futuro onde a o planeta Terra está todo poluído incapaz de que pessoas morem lá e então uma menina chamada Kiara, seus pais e seus gato fogem para o planeta de Lumino onde vive os Luminitos. Lá Kiara tem vergonha de fazer a amizade com esses aliens, mas mesmo assim ela acaba fazendo amizade com todos.

Vejam um episódio aqui

11-Megaliga MTV de VJs Paladinos


Megaliga MTV de VJs Paladinos é um desenho animado totalmente produzido no Brasil onde os VJs da MTV Brasil são super-heróis com poderes diferenciados, e em cada episódio aparecem famosos da música (dublados pelos próprios ou não).

Veja aqui um episódio

12-Os Carrinhos



Um carro de entregas chamado Tony Tunado era grande fã do Campeão de corridas da sua cidade "Rodópolis" e sonhava em ser um carro de corrida. Um carro malvado chamado Victor fez uma trapaça para vencer o Campeão e tirando ele da corrida e então Tony se oferece para substituí-lo e vence Victor. Então Kombo o amigo de Tony desmascara Victor e então ele vai preso. Campeão decide se aposentar e deixar Tony em seu lugar.

Acompanhe o trailer aqui

13-Os Caça-Livros



Os Caça-Livros é um desenho animado brasileiro da TV Rá-Tim-Bum sobre uma turma de crianças que adoram ler.

Vejam um episódio aqui

14-Peixonauta




Peixonauta é a primeira série de animação de concepção artística-autoral brasileira, com 52 episódios de 11 minutos, produzida inteiramente no Brasil. A série foi criada e produzida pela TV PinGuim em associação com a Discovery Kids Latin América. A história segue as incríveis e às vezes escorregadias e molhadas aventuras de um peixe agente secreto e seus melhores amigos, Marina e Zico. Criada para as crianças de 4 a 7 anos, Peixonauta conta as aventuras de um peixe que, com a ajuda de um escafandro cheio d’água (o Bublex), vive entre o “mundo molhado” e o “mundo seco”, revelando mistérios e buscando soluções para proteger o meio ambiente.

Veja aqui essa animação

15-Portuguesitos Esporte Clube




É uma série de animação brasileira sobre futebol da TV Rá-Tim-Bum.Um treinador chamado Cabral forma um time de crianças de todos os países que falam português, e acabam formado o P.E.C - Portuguesitos Esporte Clube.

16-Princesas do Mar




Princesas do Mar é uma franquia brasileira de livros, revistas e desenhos animados, criada pelo escritor e ilustrador brasileiro Fábio Yabu.
A história passa-se no Mundo de Salácia onde as princesas dos vários reinos desse mundo enfrentam muitas aventuras. O povo desse reino aprende que não pode ser meter com o povo da Terra Firme, pois senão pode enfrentar grandes batalhas.

Veja aqui um episódio

17-Quarto do Jobi




Quarto do Jobi é uma série de animação brasileira. A série narra as histórias de um menino chamado Jobi que vive no seu quarto junto com seu sapo Oscar.

Veja um episódio aqui

Pois bem, vocês conheceram algumas animações brasileira e tenho certeza de que você não sabia que o Peixonauta e as Princesas do Mar eram produções genuinamentes brasileiras.
A Turma da Mônica sempre será a mais conhecida, mas outras produções buscam seu espaços. Para quem já assistiu ao desenho Peixonauta, sabe de sua qualidade e a produção não deixa a desejar à nenhuma produção de outro país em qualidade.
Como vocês puderam reparar também a maioria desses desenhos você pode acompanhá-los na TV Rá- Tim- Bum e para quem não tem tv paga, a TV Cultura sempre compra alguns desses desenhos para serem transmitidos nas suas grades (Exceto os desenhos da MTV).
Para àqueles que diziam que eu só falava da cultura Japonesa, espero que tenha gostado do post de hoje.

30 comentários:

  1. Post de qualidade excelente, amigo! Algumas dessas animações eu não tive oportunidade de ver. Contudo fico feliz q nosso país esteja entrando nessa área, ainda que inibidamente. Bom, sabemos que Carlos Saldanha é brazuca e fez juz a criatividade brasileira nas animações A Era do Gelo e Rio. A animação brasileira tá no rumo certo, apesar de estar engatinhando, se comparando com a internacional.

    Abraços! :)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário, Chiclete Atômico - Clécio, a equipe blog fala-ê agradece

    ResponderExcluir
  3. Adorei o site, eu não fazia ideia que peixonaltas e princesas do mar eram do brasil.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí o Brasil é o país dos desenhos animados

    ResponderExcluir
  5. nossa adorei o post mt obrigado e eu tbm não fazia ideia que peixonaltas e princesas do mar eram do brasil.

    ResponderExcluir
  6. a e mais na hora q for colocar o video ou algo coloca pra abrir em outra pagina se n sai da sua
    ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, atrapalha mesmo quando não abre outra página. Geralmente fazemos da forma que abra outra página e essa postagem passou despercebido. Erro de programação. Obrigado por nos avisar e obrigado também por curtir nosso blog. Ficamos felizes com sua visita e seu comentário.

      Excluir
    2. Problema já solucionado. Agora todos os links abrirão em outra Página/Guia sem haver a necessidade de sair da página do blog. Abraços a todos.

      Excluir
  7. Olá, estou desenvolvendo um projeto na escola onde leciono sobre os desenhos animados. ainda não tem título,encontrei o seu blog e amei. Parabéns!!!

    Com certeza usarei suas indicações e darei os devidos créditos.
    Abraços
    Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes por nosso blog ser útil a algo tão importante. Agradecemos pelos elogios e tenha muito sucesso no seu projeto escolar. Abraços

      Excluir
  8. Eu moacir antonio esquevani percebo que devera em breve nos proximos anos como estratégia uma cinematografia em desenho revolucionando o nosso brasil e uns dos temas mais acentuados é sem duvidas os estudos e os esportes para os estudos o personagem "Sabe tudo" ja para os esportes a locomotiva um clube rotativo no futuro rodo anel o desenho chamado "Rodobol" rodagem das modalidades bol que existe futebol/basebol/basquetebol/handbol/voleybol/biribol e outros e com as imagens do rodo anel de helicoptero narrado esse camboio pelo silvio luiz dara muito mais alegria a todos brasileiro nemores de 14 anos com direito a uma vida da junção estudo/esportes.

    ResponderExcluir
  9. Outro personagem que ainda não existe é o "Energético" onde o mesmo adquiri mais poder a cada encontro com fonte de energia do nosso proprio país digamaos e que seja sua força como o super homem a criptonita então o nosso heroi ele se enconta num poste eletrico num fogo numa fonte de gaz e ai ele fica fortalecido pelo combustivel energético por isso o seu nome é esse como temos o homem elastico o coisa o huck e outros invisivel mas o nosso tem que ser visivel pra mostrar a nossa energia e é assim o oscar energético tembem.

    ResponderExcluir
  10. Dogmons, podia ser melhor, a animação não é ruim mais o nome... em digimon dogmon deve ser um digimon cachorro...a historia é exatamente igual...mais em questão de animação ta ótimo.

    ResponderExcluir
  11. Dogmons, podia ser melhor, a animação não é ruim mais o nome... em digimon dogmon deve ser um digimon cachorro...a historia é exatamente igual...mais em questão de animação ta ótimo.

    ResponderExcluir
  12. Eu realmente gosto de algumas dessas animações, eu cresci ao meio de desenhos, e estou desenvolvendo sempre que possível, afinal, esse é o meu sonho!
    Já escrevi 8 histórias diferentes, e uma coisa que eu busco é a originalidade e um estilo próprio para meus desenhos, busco agradar de todos um pouco... tenho historias destinadas não só para as crianças, mas histórias que são um tanto quanto mais ativos com mais ação.
    Como minha paixão é animes, meu desenho "Raiz", vamos assim dizer, é o que me dedico mais, e espero que em breve eu possa comentar aqui e falar sobre a primeira edição que está por vir (:

    ResponderExcluir
  13. E O CANASAURO COM A MUSICA "SAUROBOL" IRIA VISITAR TODOS OS REALITY DO MOMENTO NO BRASIL COM A PERGUNTA "QUEM É O CANASAURO HOJE" QUE ESTA NOS VISITANDO E CANTANDO A SUAS MUSIQUINHAS E FAZENDO A SUAS GRAÇAS PRA SER DESCOBERTO A SIM QUALQUER UM PODE SER O CANASAURO DO DIA BASTA QUERER E COM AS DICAS CHEGARAM MAIS RAPIDO E QUEM DESCOBRIR CONTAS PONTOS DO REALITY DOS PERSONAGENS.

    ResponderExcluir
  14. gostei muitoo de relembraar os desenhos sou de Urânia-sp ......

    ResponderExcluir
  15. ass jocimar queiroz de boa esperança es

    ResponderExcluir
  16. VCS ESTÃO SE ESQUECENDO DO MELHOR DE TODOS, OS ROMANTICOS http://www.youtube.com/watch?v=z-dq9j9zt1U ADORO.

    ResponderExcluir
  17. Ótima reportagem. Senti falta dos autores e produtores mas já dá pra saber que estamos caminhando com os próprios pés. Parabéns

    ResponderExcluir
  18. Faz um novo acrescentando Tromba Trem, Carrapatos e Catapultas e Sítio do Pica Pau Amarelo em desenho animado.

    ResponderExcluir
  19. Agora existe a possibilidade de triplificar esta cinematografia como um filme desenho com a pause e participação do "Stop motion".

    ResponderExcluir
  20. eu achei esse desenho brsileiro de total independência, é bem legal: www.youtube.com/watch?v=rAwYr2vNBeA

    ResponderExcluir

Se gostou da postagem, enriqueça ela nos deixando um comentário =D